Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40112
Title: Escola Herculano Florêncio de Barros como matriz formadora a partir de seus egressos.
Other Titles: Herculano Florêncio de Barros School as a training matrix for its graduates.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Bárbara Karoliny Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TEOTÔNIO , Léoric Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Escola do campo;Educação do Campo;Memória e educação;Escola Municipal Herculano Florêncio de Barros – Sumé - PB;Comunidade e escola;Escola como lugar de memória;Fechamento de escola do campo – Sumé - PB;Sítio Macambira – escola – Sumé – PB;Memória escolar;Countryside school;Countryside education;Memory and education;Herculano Florêncio de Barros Municipal School – Sumé - PB;Community and school;School as a place of memory;Closure of countryside school – Sumé - PB;Sítio Macambira – school – Sumé – PB;School memory
Issue Date: 27-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Bárbara Karoliny Sousa. Escola Herculano Florêncio de Barros como matriz formadora a partir de seus egressos. 2024. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40112
???metadata.dc.description.resumo???: A escola de modo geral é um espaço institucional que tem a intenção de promover o desenvolvimento cognitivo, cultural e social dos alunos, é um lugar de ensino, aprendizagem e troca. Quando na modalidade do campo, propõe um ensino espelhado na realidade local, validando o ambiente rural a partir dos seus valores e potencialidades, propondo assim uma formação integral dos alunos através do campo. A escola Herculano Florencio de Barros enquanto matriz formadora através das memorias compartilhadas pelos alunos por meio de entrevistas e coleta de dados, propõe uma reflexão a respeito dos impactos da vivência escolar no campo na formação profissional de seus ex-alunos, assim como discutir a representatividade do ambiente escolar do campo na sua construção social dos antigos alunos, e por fim, relatar o processo de fechamento da escola. A metodologia foi construída a partir de procedimentos de coleta de dados, análise documental e entrevistas. Diante do mapeamento do alunado da referida escola, que teve como base as fichas escolares cedidas pela antiga direção, ao fim, confirmamos a influência escolar e familiar nas escolhas profissionais da maioria dos entrevistados, assim como constatamos a forte representatividade do ambiente escolar na construção social que foi descrita pelos ex-alunos de maneira bastante afetiva, O processo de fechamento foi descrito por todos como uma saudade, que gerou impactos a toda comunidade, causou uma lacuna social. A imagem que fica é que a escola além de cumprir sua função pedagógica e social para o aluno também cumpria fatalmente um papel social vital para a localidade que com o encerramento das atividades, foi aniquilado.
???metadata.dc.description.resumen???: La escuela en general es un espacio institucional que tiene la intención de promover el desarrollo cognitivo, cultural y social de los alumnos, es un lugar de enseñanza, aprendizaje e intercambio. Cuando en la modalidad del campo, propone una enseñanza reflejada en la realidad local, validando el entorno rural a partir de sus valores y potencialidades, proponiendo así una formación integral de los alumnos a través del campo. La escuela Herculano Florencio de Barros como matriz instructora a través de las memorias compartidas por los alumnos mediante entrevistas y recolección de datos, propone una reflexión sobre los impactos de la vivencia escolar en el campo en la formación profesional de sus exestudiantes, así como discutir la representatividad del entorno escolar rural en su construcción social de los antiguos alumnos, y finalmente, informar sobre el proceso de cierre de la escuela. La metodología se construyó a partir de procedimientos de recolección de datos, análisis documental y entrevistas. Ante el mapeo del alumnado de dicha escuela, que tuvo como base las fichas escolares cedidas por la antigua dirección, al final, confirmamos la influencia escolar y familiar en las elecciones profesionales de la mayoría de los encuestados, así como hemos constatado la fuerte representatividad del entorno escolar en la construcción social que fue descrita por los exalumnos de manera bastante afectiva, el proceso de cierre fue descrito por todos como una saudade, que generó impactos a toda la comunidad, causó un vacío social. La imagen que queda es que la escuela además de cumplir su función pedagógica y social para el alumno, también cumplía fatalmente un papel social vital para la localidad, que con el cierre de las actividades, fue aniquilado.
Keywords: Escola do campo
Educação do Campo
Memória e educação
Escola Municipal Herculano Florêncio de Barros – Sumé - PB
Comunidade e escola
Escola como lugar de memória
Fechamento de escola do campo – Sumé - PB
Sítio Macambira – escola – Sumé – PB
Memória escolar
Countryside school
Countryside education
Memory and education
Herculano Florêncio de Barros Municipal School – Sumé - PB
Community and school
School as a place of memory
Closure of countryside school – Sumé - PB
Sítio Macambira – school – Sumé – PB
School memory
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40112
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BÁRBARA KAROLINY SOUSA PEREIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfBárbara Karoliny Sousa Pereira. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.