Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | COSTA, S. M.A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Erivan. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, E. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ALMEIDA, Leandro de Sousa. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5039-523X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho monográfico intitulado - A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária "Os três porquinhos” -, exprime como objeto, explorando o clássico de conto de forma lúdica e interativo, incentivar a criatividade e a expressão artística por meio de atividade de pintura e colagem. Trabalhar o senso em grupo, desenvolver habilidades de interpretação teatral, explorando temas como perseverança, trabalho em equipe e as consequências das nossas escolhas no cotidiano. Trazemos como objetivo geral da pesquisa: Investigar a importância da contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária "Os Três Porquinhos". E em relação aos objetivos específicos: Analisar os efeitos da contação de histórias na melhoria da compreensão leitora dos estudantes; Identificar a contribuição da leitura compartilhada para o desenvolvimento da criatividade e da expressão oral dos alunos; e Avaliar a relevância da contação de histórias como estratégia pedagógica para o ensino de valores éticos e sociais. Foi desenvolvido um projeto com os alunos do 5o ano, da escola Juvenal Ferreira de Brito, Escola do Campo localizada no município de Amparo - PB, que nos permitiu abordar a contação da história dos Três Porquinhos e suas implicações referentes às relações sociais no espaço escolar. A temática do conto literário aborda valores como o respeito, solidariedade, coletividade e a importância da organização da união. O projeto foi desenvolvido através de quatro aulas, onde em cada uma foi trabalhado a construção da temática no espaço escolar. No final, foi realizada uma apresentação de teatro sobre o conto “Os três Porquinhos", onde o objetivo foi trabalhar a conscientização das práticas de cuidado, respeito e solidariedade no espaço escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102 | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T13:24:27Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24 | - |
dc.date.available | 2025-01-24T13:24:27Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Os três porquinhos – história infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura compartilhada | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental – literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | The three little pigs – children's story | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Shared reading | pt_BR |
dc.subject | Elementary school – children's literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Silvia Maria de Assunção da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of storytelling in the teaching-learning process for students in the initial years of elementary school: lessons constructed from shared reading of the literary work “The Three Little Pigs”. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Silvia Maria de Assunção da. A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102 | pt_BR |
dc.description.resumen | El trabajo monográfico titulado - La importancia de contar cuentos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los alumnos de los primeros cursos de primaria: aprendizajes a partir de la lectura compartida de la obra literaria «Los tres cerditos »-, tiene como objeto explorar el cuento clásico de forma lúdica e interactiva, fomentando la creatividad y la expresión artística a través de actividades de pintura y collage. Trabajar el sentido de grupo, desarrollar la capacidad de interpretación teatral, explorar temas como la perseverancia, el trabajo en equipo y las consecuencias de nuestras elecciones en la vida cotidiana. El objetivo general de la investigación es investigar la importancia de la narración de cuentos en el proceso de enseñanza- aprendizaje de los alumnos de los primeros cursos de primaria, centrándose en los aprendizajes obtenidos a partir de la lectura compartida de la obra literaria «Los tres cerditos». Y en relación con los objetivos específicos: Analizar los efectos de la narración de cuentos en la mejora de la comprensión lectora de los alumnos; Identificar la contribución de la lectura compartida al desarrollo de la creatividad y la expresión oral de los alumnos; y Valorar la relevancia de la narración de cuentos como estrategia pedagógica para la enseñanza de valores éticos y sociales. Se desarrolló un proyecto con alumnos de 5o grado de la escuela Juvenal Ferreira de Brito, una escuela rural ubicada en el municipio de Amparo - PB, que permitió abordar la narración del cuento de los Tres Cerditos y sus implicaciones para las relaciones sociales en el espacio escolar. El tema del cuento literario aborda valores como el respeto, la solidaridad, la colectividad y la importancia de organizar la unidad. El proyecto se desarrolló a lo largo de cuatro lecciones, en cada una de las cuales se trabajó la construcción del tema en el espacio escolar. Al final, hubo una representación teatral del cuento «Los tres cerditos», cuyo objetivo era concienciar sobre las prácticas de cuidado, respeto y solidaridad en el entorno escolar. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVIA MARIA DE ASSUNÇÃO DA COSTA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Silvia Maria de Assunção da Costa. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.