Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, S. M.A.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Erivan.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339301590700551pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.description.resumoO trabalho monográfico intitulado - A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária "Os três porquinhos” -, exprime como objeto, explorando o clássico de conto de forma lúdica e interativo, incentivar a criatividade e a expressão artística por meio de atividade de pintura e colagem. Trabalhar o senso em grupo, desenvolver habilidades de interpretação teatral, explorando temas como perseverança, trabalho em equipe e as consequências das nossas escolhas no cotidiano. Trazemos como objetivo geral da pesquisa: Investigar a importância da contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco nas lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária "Os Três Porquinhos". E em relação aos objetivos específicos: Analisar os efeitos da contação de histórias na melhoria da compreensão leitora dos estudantes; Identificar a contribuição da leitura compartilhada para o desenvolvimento da criatividade e da expressão oral dos alunos; e Avaliar a relevância da contação de histórias como estratégia pedagógica para o ensino de valores éticos e sociais. Foi desenvolvido um projeto com os alunos do 5o ano, da escola Juvenal Ferreira de Brito, Escola do Campo localizada no município de Amparo - PB, que nos permitiu abordar a contação da história dos Três Porquinhos e suas implicações referentes às relações sociais no espaço escolar. A temática do conto literário aborda valores como o respeito, solidariedade, coletividade e a importância da organização da união. O projeto foi desenvolvido através de quatro aulas, onde em cada uma foi trabalhado a construção da temática no espaço escolar. No final, foi realizada uma apresentação de teatro sobre o conto “Os três Porquinhos", onde o objetivo foi trabalhar a conscientização das práticas de cuidado, respeito e solidariedade no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”.pt_BR
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102-
dc.date.accessioned2025-01-24T13:24:27Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T13:24:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectOs três porquinhos – história infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura compartilhadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – literatura infantilpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectThe three little pigs – children's storypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectShared readingpt_BR
dc.subjectElementary school – children's literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Silvia Maria de Assunção da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of storytelling in the teaching-learning process for students in the initial years of elementary school: lessons constructed from shared reading of the literary work “The Three Little Pigs”.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Silvia Maria de Assunção da. A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40102pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo monográfico titulado - La importancia de contar cuentos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los alumnos de los primeros cursos de primaria: aprendizajes a partir de la lectura compartida de la obra literaria «Los tres cerditos »-, tiene como objeto explorar el cuento clásico de forma lúdica e interactiva, fomentando la creatividad y la expresión artística a través de actividades de pintura y collage. Trabajar el sentido de grupo, desarrollar la capacidad de interpretación teatral, explorar temas como la perseverancia, el trabajo en equipo y las consecuencias de nuestras elecciones en la vida cotidiana. El objetivo general de la investigación es investigar la importancia de la narración de cuentos en el proceso de enseñanza- aprendizaje de los alumnos de los primeros cursos de primaria, centrándose en los aprendizajes obtenidos a partir de la lectura compartida de la obra literaria «Los tres cerditos». Y en relación con los objetivos específicos: Analizar los efectos de la narración de cuentos en la mejora de la comprensión lectora de los alumnos; Identificar la contribución de la lectura compartida al desarrollo de la creatividad y la expresión oral de los alumnos; y Valorar la relevancia de la narración de cuentos como estrategia pedagógica para la enseñanza de valores éticos y sociales. Se desarrolló un proyecto con alumnos de 5o grado de la escuela Juvenal Ferreira de Brito, una escuela rural ubicada en el municipio de Amparo - PB, que permitió abordar la narración del cuento de los Tres Cerditos y sus implicaciones para las relaciones sociales en el espacio escolar. El tema del cuento literario aborda valores como el respeto, la solidaridad, la colectividad y la importancia de organizar la unidad. El proyecto se desarrolló a lo largo de cuatro lecciones, en cada una de las cuales se trabajó la construcción del tema en el espacio escolar. Al final, hubo una representación teatral del cuento «Los tres cerditos», cuyo objetivo era concienciar sobre las prácticas de cuidado, respeto y solidaridad en el entorno escolar.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA MARIA DE ASSUNÇÃO DA COSTA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfSilvia Maria de Assunção da Costa. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.