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dc.creator.IDSOUSA, S. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609337930273664pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Erivan-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339301590700551pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR , Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee3SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee3IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi planejada e realizada a partir da perspectiva da formação de leitores na Escola do Campo. Ao pensar o problema do não gosto pela leitura por parte substancial dos alunos e alunas, que não se sentem motivados a ler e consequentemente dialogar e escrever sobre o que foi lido, assim, se faz necessário pensar estratégias para impactar de modo positivo os momentos de leitura em sala de aula. Diante disso, tomamos como base a literatura de Cordel, que é uma forte aliada na formação de leitores críticos e engajados com o ato de ler. A obra escolhida para nortear boas práticas de leitura foi Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis (2020), da autora cearense Jarid Arraes, obra esta, que inspirou não só a leitura, mas também a perspectiva do resgate e registro de narrativas reais de mulheres negras da comunidade de PIO -X, local onde os alunos e alunas estão inseridos. Assim, os leitores e leitoras se tornaram produtores de textos literários em formato de cordel, a fim de evidenciar as vozes que estão tão próximas da comunidade escolar, mas que não fazem parte do processo de ensino e aprendizagem, no entanto potencializam a aproximação com a comunidade local e propicia uma perspectiva de leitura de mundo e da leitura da palavra de vozes ancestrais da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAncestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2024-11-24-
dc.description.abstractThis research was planned and carried out from the perspective of reader training at Escola do Campo. When thinking about the problem of distaste for reading on the part of a substantial portion of male and female students, who do not feel motivated to read and consequently dialogue and write about what has been read, it is therefore necessary to think of strategies to positively impact moments of reading in the classroom. Given this, we took Cordel's literature as a basis, which is a strong ally in the formation of critical readers who are engaged in the act of reading. The work chosen to guide good reading practices was Brazilian Black Heroines: in 15 Cordéis (2020), by Ceará author Jarid Arraes, a work that inspired not only reading, but also the perspective of rescuing and recording real narratives of women black women from the PIO -X community, where the students are located. Thus, readers became producers of literary texts in cordel format, in order to highlight the voices that are so close to the school community, but that are not part of the teaching and learning process, however they enhance the rapprochement with the local community and provides a perspective on reading the world and reading the words of the community's ancestral voices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40093-
dc.date.accessioned2025-01-22T18:21:06Z-
dc.date.available2025-01-22-
dc.date.available2025-01-22T18:21:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e ancestralidadept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectVozes ancestraispt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectCordel de autoria femininapt_BR
dc.subjectHeroínas negras brasileiras – Jarid Arraespt_BR
dc.subjectCordel cearense – Jarid Arraespt_BR
dc.subjectCordel literature and ancestrypt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectAncestral voicespt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectCordel by female authorspt_BR
dc.subjectBlack Brazilian heroines – Jarid Arraespt_BR
dc.subjectCordel from Ceará – Jarid Arraespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Simone Barros de-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAncestry and cordel literature: a reading and writing experience in the classroom at a rural school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Simone Barros de. Ancestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40093pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

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