Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, R. Spt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR , Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.description.resumoA educação geográfica nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino de Geografia seja proveitoso, deve-se considerar as necessidades dos alunos, seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência da produção e experimentação do recurso didático intitulado “Climograma do Semiárido”. Este trabalho foi elaborado durante o curso de Especialização de Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. A produção e experimentação do recurso didático foi realizado na sala de aula envolvendo, alunos e a professora titular. Verificamos que o recurso didático produzido foi de grande importância, pois trouxe de uma forma concreta e contextualizada o ensino sobre climas que seriam visualizadas apenas por imagens do livro didático de uma forma distante da realidade. Desta forma, identificamos o quanto foi válido a contribuição de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem destes, contribuindo para uma educação geográfica de qualidade para as escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA produção do recurso didático “Climograma do Semiárido” no ensino de geografia para as escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2024-10-22-
dc.description.abstractGeographic education in rural schools is of utmost importance for students to understand the elements that make up geographic space, that is, the world and its social and environmental issues. However, for Geography teaching to be effective, the students' needs and daily lives must be taken into account. By connecting the subject matter to the environment in which they live, quality teaching in Geography becomes possible.This study aims to present the experience of producing and experimenting with a didactic resource titled "Climograph of the Semi-Arid." This project was developed during the Specialization Course in Contextualized Education for Living in the Semi-Arid Region, focusing on Human and Social Sciences, specifically in Geography teaching at the Municipal Basic Education School Ildefonso Anselmo da Silva, located in Amparo, PB, Brazil.To conduct this research, we applied qualitative research principles through Action Research, which was divided into phases of training/production and experimentation in academic and school contexts. The production and experimentation of the didactic resource took place in the classroom, involving both students and the primary teacher.We found that the didactic resource developed was of great importance as it presented the study of climates in a concrete and contextualized way, making it more relatable to students. Without this resource, climates would have been addressed only through textbook images, which are often disconnected from the students' reality. Thus, we identified how valuable it was to involve students in creating this didactic resource, enhancing their learning and contributing to quality geographic education in rural schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40089-
dc.date.accessioned2025-01-21T13:28:14Z-
dc.date.available2025-01-21-
dc.date.available2025-01-21T13:28:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectRecurso didático - produçãopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo-PBpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectCountryside schoolspt_BR
dc.subjectTeaching resources - productionpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectIdelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of the teaching resource “Climograma do Semiárido” in the teaching of geography for rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Rosicreide Soares. A produção do recurso didático “Climograma do Semiárido” no ensino de geografia para as escolas do campo.. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40089pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSICREIDE SOARES NOGUEIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfRosicreide Soares Nogueira. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.764.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.