Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088
Title: Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores.
Other Titles: Educational therapeutic activities based on nature with an ecological and well-being focus – reports on the experience of the Sumé com Flores Project.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Lenir Anne Rozendo de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Regiane Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBON, Adriana Aparecida.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Projeto Sumé com Flores;Atividades terapêuticas;Arteterapia;Viveirismo;Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Sumé-PB;Educação Contextualizada;Sumé with Flowers Project;Therapeutic activities;Art therapy;Nursery;Psychosocial Care Center – CAPS Sumé-PB;Contextualized Education
Issue Date: 12-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Lenir Anne Rozendo de Melo. Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088
???metadata.dc.description.resumo???: A Natureza e seus recursos são espaços de aprendizado e de harmonia. O convívio com a Natureza pode ser um aliado da saúde mental pois esta e o bem-estar humanos estão intimamente ligados ao estado e a qualidade do Meio Ambiente. A pesquisa apresenta a experiência do Projeto Sumé com Flores, uma ação extensionista universitária que promove atividades de jardinagem, arterapia com solo, hortoterapia e ervaterapia com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Sumé, Paraíba, há doze anos, numa proposta de educação em solos e inclusão. Considerando a interligação da temática Saúde, Meio Ambiente, Viveirismo e Educação em Solos, a presente pesquisa objetivou apresentar, como relato de experiência, o impacto das atividades desenvolvidas pelo Projeto Sumé com Flores na promoção do bem-estar, na inclusão social dos usuários e no incentivo ao cuidado com a Natureza, como estímulo às ações para o CAPS do município de Prata - PB. Semanalmente os participantes são conduzidos ao viveiro de mudas do campus universitário onde são recepcionados pelas monitoras do projeto. Em atividades colaborativas que buscam a socialização e o compartilhamento de experiências, são produzidos adubo orgânico, suculentas e verduras, além das oficinas de pintura com tinta de solo. Os resultados observados refletem as implicações do projeto de extensão na vida das pessoas que enfrentam algum tipo de sofrimento mental, contribuindo para que elas alcancem a recuperação de maneira gradual e positiva, tanto no contexto comunitário quanto no familiar. A ação observada permite sugerir sua ampliação para outros CAPS, de modo a potencializar os benefícios do contato com o meio natural e fortalecer vínculos afetivos e educativos dos usuários com a Natureza, consigo e com o outro.
Abstract: Nature and its resources are spaces for learning and harmony. Socialising with nature can be an ally of mental health, as this and human well-being are closely linked to the state and quality of the environment. The research presents the experience of the Sumé with Flowers Project, a university extension initiative that has been promoting gardening, soil art therapy, horticulture and herb therapy activities with users of the Psychosocial Care Centre in Sumé, Paraíba, for twelve years, in a proposal for soil education and inclusion. Considering the interconnection between the themes of Health, Environment, Nursery and Soil Education, this research aimed to present, as an experience report, the impact of the activities developed by the Sumé with Flowers Project in promoting well-being, social inclusion of users and encouraging care for Nature, as a stimulus to actions for the CAPS in the municipality of Prata - PB. Every week the participants are taken to the university campus seedling nursery where they are welcomed by the project monitors. In collaborative activities aimed at socialising and sharing experiences, organic fertiliser, succulents and vegetables are produced, as well as workshops on painting with soil paint. The results observed reflect the implications of the extension project in the lives of people facing some kind of mental suffering, helping them to achieve recovery in a gradual and positive way, both in terms of their mental health and their health.
Keywords: Projeto Sumé com Flores
Atividades terapêuticas
Arteterapia
Viveirismo
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Sumé-PB
Educação Contextualizada
Sumé with Flowers Project
Therapeutic activities
Art therapy
Nursery
Psychosocial Care Center – CAPS Sumé-PB
Contextualized Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40088
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENIR ANNE ROZENDO DE MELO BARROS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALZIADA CDSA 2024.pdfLenir Anne Rozendo de Melo Barros - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.