Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, V. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0364766980666432pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1RIBON, Adriana Aparecida.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1286-487Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0195877340227988pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoO solo é o grande patrimônio da humanidade, organismo vivo que presta serviços ecossistêmicos fundamentais para o bem estar humano e a qualidade de vida de todas as criaturas, sendo fundamental que seja reconhecido, compreendido e valorizado desde cedo, ou seja, desde as primeiras séries escolares. Apesar de sua relevância a abordagem dos assuntos referentes ao solo e as ações educativas para a popularização do conhecimento pedológico ainda são pouco expressivas e, na maioria da vezes, inexpressivas e descontextualizadas nos livros e nas práticas pedagógicas. Este artigo apresenta resultados de uma intervivência que buscou despertar o interesse pelo solo numa escola de educação básica da zona rural. O objetivo da pesquisa foi planejar e aplicar práticas pedagógicas interativas, lúdicas e contextualizadas com a realidade local para abordar a importância do solo, visando proporcionar uma discussão atrativa, eficaz e significativa para os estudantes, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. As etapas da pesquisa foram: revisão bibliográfica, aplicação de questionário, realização das estratégias pedagógicas e análise dos dados. A atividade teve início com palestras sobre o solo para verificação da compreensão dos alunos sobre o tema e contou com uma apresentação do teatro de fantoches e uma oficina de pintura com tinta de solo, numa atividade compartilhada pela equipe do Projeto Geotinta e Projeto Solo na Escola/UFCG. Após as ações foi possível constatar o valor dos recursos didáticos trabalhados, bem como o envolvimento positivo dos alunos, bem como o interesse dos professores. Sugere-se o fortalecimento das ações de Educação em Solos nas escolas do campo para auxiliar os professores na abordagem contextualizada com alunos de modo a ampliar horizontes de valorização e proteção dos solos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada.pt_BR
dc.date.issued2024-11-07-
dc.description.abstractSoil is humanity's great heritage, a living organism that provides fundamental ecosystem services for human well-being and the quality of life of all creatures, and it is essential that it is recognised, understood and valued from an early age, i.e. from the first grades of school. Despite its importance, the approach to soil-related issues and educational actions to popularise pedological knowledge are still not very significant and, most of the time, inexpressive and decontextualised in textbooks and teaching practices. This article presents the results of an experiment that sought to arouse interest in soil in a rural primary school. The aim of the research was to plan and apply interactive, playful pedagogical practices that are contextualised with the local reality to address the importance of soil, with the aim of providing an attractive, effective and meaningful discussion for students, contributing to the teaching and learning process. The activity began with lectures on soil to check the students' understanding of the subject and included a puppet theatre performance and a painting workshop with soil paint, in an activity shared by the Geotinta Project team and the Solo na Escola/UFCG Project. After the actions, it was possible to see the value of the didactic resources used, as well as the positive involvement of the students and the interest of the teachers. It is suggested that Soil Education actions be strengthened in rural schools to help teachers take a contextualised approach with students in order to broaden horizons for valuing and protecting soils.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085-
dc.date.accessioned2025-01-20T11:30:04Z-
dc.date.available2025-01-20-
dc.date.available2025-01-20T11:30:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas interativaspt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino de solospt_BR
dc.subjectMaterial didático – educação em solospt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectInteractive pedagogical practicespt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectSoil teachingpt_BR
dc.subjectTeaching material – soil educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Viviane Vasconcelos dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in soil education in a rural school: interactive and contextualized approach.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Viviane Vasconcelos dos. Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANE VASCONCELOS DOS SANTOS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfViviane Vasconcelos dos Santos. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.