Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, V. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0364766980666432 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | VITAL, Adriana de Fátima Meira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | VITAL, A. F. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | RIBON, Adriana Aparecida. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-1286-487X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0195877340227988 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Rafael Barros de. | - |
dc.contributor.referee2ID | SOUSA, R. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 | pt_BR |
dc.description.resumo | O solo é o grande patrimônio da humanidade, organismo vivo que presta serviços ecossistêmicos fundamentais para o bem estar humano e a qualidade de vida de todas as criaturas, sendo fundamental que seja reconhecido, compreendido e valorizado desde cedo, ou seja, desde as primeiras séries escolares. Apesar de sua relevância a abordagem dos assuntos referentes ao solo e as ações educativas para a popularização do conhecimento pedológico ainda são pouco expressivas e, na maioria da vezes, inexpressivas e descontextualizadas nos livros e nas práticas pedagógicas. Este artigo apresenta resultados de uma intervivência que buscou despertar o interesse pelo solo numa escola de educação básica da zona rural. O objetivo da pesquisa foi planejar e aplicar práticas pedagógicas interativas, lúdicas e contextualizadas com a realidade local para abordar a importância do solo, visando proporcionar uma discussão atrativa, eficaz e significativa para os estudantes, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. As etapas da pesquisa foram: revisão bibliográfica, aplicação de questionário, realização das estratégias pedagógicas e análise dos dados. A atividade teve início com palestras sobre o solo para verificação da compreensão dos alunos sobre o tema e contou com uma apresentação do teatro de fantoches e uma oficina de pintura com tinta de solo, numa atividade compartilhada pela equipe do Projeto Geotinta e Projeto Solo na Escola/UFCG. Após as ações foi possível constatar o valor dos recursos didáticos trabalhados, bem como o envolvimento positivo dos alunos, bem como o interesse dos professores. Sugere-se o fortalecimento das ações de Educação em Solos nas escolas do campo para auxiliar os professores na abordagem contextualizada com alunos de modo a ampliar horizontes de valorização e proteção dos solos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
dc.description.abstract | Soil is humanity's great heritage, a living organism that provides fundamental ecosystem services for human well-being and the quality of life of all creatures, and it is essential that it is recognised, understood and valued from an early age, i.e. from the first grades of school. Despite its importance, the approach to soil-related issues and educational actions to popularise pedological knowledge are still not very significant and, most of the time, inexpressive and decontextualised in textbooks and teaching practices. This article presents the results of an experiment that sought to arouse interest in soil in a rural primary school. The aim of the research was to plan and apply interactive, playful pedagogical practices that are contextualised with the local reality to address the importance of soil, with the aim of providing an attractive, effective and meaningful discussion for students, contributing to the teaching and learning process. The activity began with lectures on soil to check the students' understanding of the subject and included a puppet theatre performance and a painting workshop with soil paint, in an activity shared by the Geotinta Project team and the Solo na Escola/UFCG Project. After the actions, it was possible to see the value of the didactic resources used, as well as the positive involvement of the students and the interest of the teachers. It is suggested that Soil Education actions be strengthened in rural schools to help teachers take a contextualised approach with students in order to broaden horizons for valuing and protecting soils. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085 | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-20T11:30:04Z | - |
dc.date.available | 2025-01-20 | - |
dc.date.available | 2025-01-20T11:30:04Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação em solos | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas interativas | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de solos | pt_BR |
dc.subject | Material didático – educação em solos | pt_BR |
dc.subject | Soil education | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Country school | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | pt_BR |
dc.subject | Interactive pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Playful education | pt_BR |
dc.subject | Soil teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching material – soil education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical practices in soil education in a rural school: interactive and contextualized approach. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40085 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVIANE VASCONCELOS DOS SANTOS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Viviane Vasconcelos dos Santos. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.