Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | AMORIM, M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1090859559103737 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | NOGUEIRA, Rosicreide Soares. | - |
dc.description.resumo | A pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Especialização em Educação Contextualizada da UFCG, a mesma foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas na turma do 6o/7o ano do Programa EDUCARE, localizada no município de Sumé – PB. Teve por objetivo geral construir com alunos da educação básica mapas conceituais como temática agricultura familiar, mostrando a importância dessa atividade para a sustentabilidade do ambiente do qual os mesmos estão inseridos. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-participante. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando apresentar as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa Participante. Verificamos que a nossa intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula, uma melhor compreensão sobre a agricultura familiar, resultando em uma aprendizagem crítica, contextualizada, reflexiva e significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.description.abstract | The research was conducted within the scope of the Specialization Course in Contextualized Education at UFCG and was developed at the Municipal School Presidente Vargas in the 6th/7th grade class of the EDUCARE Program, located in the municipality of Sumé – PB. Its general objective was to construct concept maps with elementary school students on the topic of family farming, highlighting the importance of this activity for the sustainability of the environment in which they are embedded. In this research, we used the premise of qualitative research through participatory research. The collected data were analyzed descriptively and interpretively, with the aim of presenting the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the classroom through Participatory Research. We found that our pedagogical intervention was relevant to the students' learning, as they developed a better understanding of family farming through the production of concept maps in the classroom, resulting in critical, contextualized, reflective, and meaningful learning. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004 | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T20:56:15Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09 | - |
dc.date.available | 2025-01-09T20:56:15Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography | pt_BR |
dc.subject | Family farming | pt_BR |
dc.subject | Concept maps | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Teaching resources | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AMORIM, Marcelo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of family farming in teaching Geography through conceptual maps constructed by basic education students. | pt_BR |
dc.identifier.citation | AMORIM, Marcelo. A importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARCELO AMORIM - ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Marcelo Amorim - Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 967.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.