Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMORIM, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090859559103737pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Especialização em Educação Contextualizada da UFCG, a mesma foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Vargas na turma do 6o/7o ano do Programa EDUCARE, localizada no município de Sumé – PB. Teve por objetivo geral construir com alunos da educação básica mapas conceituais como temática agricultura familiar, mostrando a importância dessa atividade para a sustentabilidade do ambiente do qual os mesmos estão inseridos. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-participante. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando apresentar as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa Participante. Verificamos que a nossa intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula, uma melhor compreensão sobre a agricultura familiar, resultando em uma aprendizagem crítica, contextualizada, reflexiva e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2024-11-27-
dc.description.abstractThe research was conducted within the scope of the Specialization Course in Contextualized Education at UFCG and was developed at the Municipal School Presidente Vargas in the 6th/7th grade class of the EDUCARE Program, located in the municipality of Sumé – PB. Its general objective was to construct concept maps with elementary school students on the topic of family farming, highlighting the importance of this activity for the sustainability of the environment in which they are embedded. In this research, we used the premise of qualitative research through participatory research. The collected data were analyzed descriptively and interpretively, with the aim of presenting the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the classroom through Participatory Research. We found that our pedagogical intervention was relevant to the students' learning, as they developed a better understanding of family farming through the production of concept maps in the classroom, resulting in critical, contextualized, reflective, and meaningful learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004-
dc.date.accessioned2025-01-09T20:56:15Z-
dc.date.available2025-01-09-
dc.date.available2025-01-09T20:56:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectConcept mapspt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMORIM, Marcelo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of family farming in teaching Geography through conceptual maps constructed by basic education students.pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Marcelo. A importância da Agricultura familiar no ensino de Geografia através dos mapas conceituais construídos pelos alunos da educação básica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40004pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO AMORIM - ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfMarcelo Amorim - Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.967.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.