Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869
Title: Os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB.
Other Titles: The challenges of quilombola communities in the implementation of quilombola school education: a reality in the Quilombos of Gurugi and Ipiranga, municipality of Conde PB.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Aldinete Silvino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Comunidades quilombolas Paraíba;Educação escolas quilombola;Quilomb o Gurugi Conde PB;Quilombo Ipiranga Conde PB;Quilombolas;Formação de professores;Educação contextualizada;Quilombola communities in Paraíba;Education in quilombola schools;Teacher training;Contextualized education
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Mayandson Cristiano do. Os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma análise sobre os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da Educação Escolar Quilombola: uma realidade no quilombo de Gurugi e Ipiranga município de Conde-PB, com o objetivo de compreender qual a concepção dos professores das escolas do Quilombo de Gurugi e Ipiranga sobre Educação Escolar Quilombola. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com quatro professores de duas escolas municipais do território quilombola, permitindo uma compreensão aprofundada. Os resultados principais indicam que a Educação Escolar Quilombola ainda é um desafio a ser enfrentado, pela falta de formação adequada para os professores e pelo currículo ainda tradicional que muitas vezes não contempla as especificidades culturais e sociais das comunidades quilombolas. Além disso, observamos que ainda é uma modalidade desconhecida, mas que indiretamente já se é trabalhada parcialmente no cotidiano das duas escolas investigadas, através de algumas garantias asseguradas pela escola em seu projeto político pedagógico e que dialogam com os princípios que as diretrizes da EEQ trazem em seus documentos. As conclusões sugerem que, a Educação Escolar Quilombola precisa ser fortalecida por políticas públicas consistentes, formação adequada de professores, materiais pedagógicos contextualizados, e uma maior participação da comunidade na definição dos rumos da educação, contribuindo para maiores discussões acerca da formação de professores quilombolas ou não quilombolas e pesquisas acerca do tema dentro do campo acadêmico.
Abstract: This paper presents an analysis of the challenges faced by quilombola communities in implementing Quilombola School Education: a reality in the Gurugi and Ipiranga quilombo in the municipality of Conde-PB, with the aim of understanding the concept of Quilombola School Education held by teachers in the Gurugi and Ipiranga Quilombo. The research was carried out through interviews with four teachers from two municipal schools in the quilombola territory, allowing for an in-depth understanding. The main results indicate that Quilombola School Education is still a challenge to be faced, due to the lack of adequate training for teachers and the still traditional curriculum that often does not take into account the cultural and social specificities of quilombola communities. In addition, we observed that it is still an unknown modality, but that indirectly it is already partially worked on in the daily life of the two schools investigated, through some guarantees ensured by the school in its pedagogical political project and which dialog with the principles that the EEQ guidelines bring in their documents. The conclusions suggest that Quilombola School Education needs to be strengthened by consistent public policies, adequate teacher training, contextualized teaching materials, and greater community participation in defining the direction of education, contributing to further discussions about the training of quilombola or non-quilombola teachers and research on the subject within the academic field.
Keywords: Comunidades quilombolas Paraíba
Educação escolas quilombola
Quilomb o Gurugi Conde PB
Quilombo Ipiranga Conde PB
Quilombolas
Formação de professores
Educação contextualizada
Quilombola communities in Paraíba
Education in quilombola schools
Teacher training
Contextualized education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYANDSON CRISTIANO DO NASCIMENTO - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfMayandson Cristiano do Nascimento. - TCC LECAMPO CDSA 20241.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.