Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4659066884912066pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7180-9649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710716878516059pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2236-190Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da Educação Escolar Quilombola: uma realidade no quilombo de Gurugi e Ipiranga município de Conde-PB, com o objetivo de compreender qual a concepção dos professores das escolas do Quilombo de Gurugi e Ipiranga sobre Educação Escolar Quilombola. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com quatro professores de duas escolas municipais do território quilombola, permitindo uma compreensão aprofundada. Os resultados principais indicam que a Educação Escolar Quilombola ainda é um desafio a ser enfrentado, pela falta de formação adequada para os professores e pelo currículo ainda tradicional que muitas vezes não contempla as especificidades culturais e sociais das comunidades quilombolas. Além disso, observamos que ainda é uma modalidade desconhecida, mas que indiretamente já se é trabalhada parcialmente no cotidiano das duas escolas investigadas, através de algumas garantias asseguradas pela escola em seu projeto político pedagógico e que dialogam com os princípios que as diretrizes da EEQ trazem em seus documentos. As conclusões sugerem que, a Educação Escolar Quilombola precisa ser fortalecida por políticas públicas consistentes, formação adequada de professores, materiais pedagógicos contextualizados, e uma maior participação da comunidade na definição dos rumos da educação, contribuindo para maiores discussões acerca da formação de professores quilombolas ou não quilombolas e pesquisas acerca do tema dentro do campo acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleOs desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the challenges faced by quilombola communities in implementing Quilombola School Education: a reality in the Gurugi and Ipiranga quilombo in the municipality of Conde-PB, with the aim of understanding the concept of Quilombola School Education held by teachers in the Gurugi and Ipiranga Quilombo. The research was carried out through interviews with four teachers from two municipal schools in the quilombola territory, allowing for an in-depth understanding. The main results indicate that Quilombola School Education is still a challenge to be faced, due to the lack of adequate training for teachers and the still traditional curriculum that often does not take into account the cultural and social specificities of quilombola communities. In addition, we observed that it is still an unknown modality, but that indirectly it is already partially worked on in the daily life of the two schools investigated, through some guarantees ensured by the school in its pedagogical political project and which dialog with the principles that the EEQ guidelines bring in their documents. The conclusions suggest that Quilombola School Education needs to be strengthened by consistent public policies, adequate teacher training, contextualized teaching materials, and greater community participation in defining the direction of education, contributing to further discussions about the training of quilombola or non-quilombola teachers and research on the subject within the academic field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:33:27Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:33:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComunidades quilombolas Paraíbapt_BR
dc.subjectEducação escolas quilombolapt_BR
dc.subjectQuilomb o Gurugi Conde PBpt_BR
dc.subjectQuilombo Ipiranga Conde PBpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectQuilombola communities in Paraíbapt_BR
dc.subjectEducation in quilombola schoolspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Mayandson Cristiano do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of quilombola communities in the implementation of quilombola school education: a reality in the Quilombos of Gurugi and Ipiranga, municipality of Conde PB.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mayandson Cristiano do. Os desafios das comunidades quilombolas na efetivação da educação escolar quilombola: uma realidade nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga município de Conde PB. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39869pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYANDSON CRISTIANO DO NASCIMENTO - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfMayandson Cristiano do Nascimento. - TCC LECAMPO CDSA 20241.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.