Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839
Title: | Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista. |
Other Titles: | Proposal to work with the short story textual genre based on an extension experience. |
???metadata.dc.creator???: | COSTA, Fernanda da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Rafael Barros de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Grace Kelly de Assis. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUZA, Josenilda Dias de. |
Keywords: | Leitura e escrita;Gênero textual miniconto;Sequência didática;Extensão universitária – leitura e escrita;Escola Municipal Padre Roberto de Oliveira – Sumé - PB;Escola Municipal Presidente Vargas – Sumé –PB;Reading and writing;Short story textual genre;Didactic sequence;University extension – reading and writing;Padre Roberto de Oliveira Municipal School – Sumé - PB;Presidente Vargas Municipal School – Sumé –PB |
Issue Date: | 5-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | COSTA, Fernanda da Silva. Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista. 2024. 64f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância da leitura e da escrita na formação de cidadãos críticos e autônomos, contextualizando a adversidade na proficiência em Língua Portuguesa no Brasil. Baseado na experiência extensionista “Leitura e escrita na escola: práticas inovadoras de linguagem”, o estudo propõe a implementação de uma sequência didática focada no gênero textual miniconto, visando promover práticas interativas e significativas no ensino. Os objetivos incluem registrar e analisar práticas pedagógicas, explorar a leitura e a escrita como processos interativos, investigar as adversidades no ensino da leitura, e elaborar atividades práticas para abordá-las de maneira eficaz. A fundamentação teórica explora a interação entre leitura, escrita e gêneros textuais, com apoio de diversos autores, e o capítulo de metodologia adota a pesquisa-ação como abordagem principal, destacando a relevância da pesquisa qualitativa. Ao final, são apresentadas as experiências do projeto, ressaltando a importância de práticas que incentivem o gosto pela leitura e a produção textual. Este trabalho busca contribuir para uma educação linguística de qualidade, promovendo a formação de leitores e escritores competentes, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
Abstract: | This thesis addresses the importance of reading and writing in the formation of critical and autonomous citizens, contextualizing the adversity in Portuguese language proficiency in Brazil. Based on the extension project “Reading and Writing in School: Innovative Language Practices,” the study proposes the implementation of a didactic sequence focused on the textual genre of flash fiction, aiming to promote interactive and meaningful practices in teaching. The objectives include recording and analyzing pedagogical practices, exploring reading and writing as interactive processes, investigating the adversity in reading education, and developing practical activities to address them effectively. The theoretical framework explores the interaction between reading, writing, and textual genres, supported by various authors, while the methodology chapter adopts action research as the main approach, highlighting the relevance of qualitative research. In the end, the project experiences are presented, emphasizing the importance of practices that encourage a love for reading and textual production. This work aims to contribute to quality linguistic education, promoting the formation of competent readers and writers, which are essential for building a fairer and more equitable society. |
Keywords: | Leitura e escrita Gênero textual miniconto Sequência didática Extensão universitária – leitura e escrita Escola Municipal Padre Roberto de Oliveira – Sumé - PB Escola Municipal Presidente Vargas – Sumé –PB Reading and writing Short story textual genre Didactic sequence University extension – reading and writing Padre Roberto de Oliveira Municipal School – Sumé - PB Presidente Vargas Municipal School – Sumé –PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação do Campo. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA DA SILVA COSTA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdf | Fernanda da Silva Costa - TCC LECAMPO CDSA 2024. | 2.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.