Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Grace Kelly de Assis.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, G. K. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984982358719100pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Josenilda Dias de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054199749168626pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda a importância da leitura e da escrita na formação de cidadãos críticos e autônomos, contextualizando a adversidade na proficiência em Língua Portuguesa no Brasil. Baseado na experiência extensionista “Leitura e escrita na escola: práticas inovadoras de linguagem”, o estudo propõe a implementação de uma sequência didática focada no gênero textual miniconto, visando promover práticas interativas e significativas no ensino. Os objetivos incluem registrar e analisar práticas pedagógicas, explorar a leitura e a escrita como processos interativos, investigar as adversidades no ensino da leitura, e elaborar atividades práticas para abordá-las de maneira eficaz. A fundamentação teórica explora a interação entre leitura, escrita e gêneros textuais, com apoio de diversos autores, e o capítulo de metodologia adota a pesquisa-ação como abordagem principal, destacando a relevância da pesquisa qualitativa. Ao final, são apresentadas as experiências do projeto, ressaltando a importância de práticas que incentivem o gosto pela leitura e a produção textual. Este trabalho busca contribuir para uma educação linguística de qualidade, promovendo a formação de leitores e escritores competentes, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleProposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista.pt_BR
dc.date.issued2024-11-05-
dc.description.abstractThis thesis addresses the importance of reading and writing in the formation of critical and autonomous citizens, contextualizing the adversity in Portuguese language proficiency in Brazil. Based on the extension project “Reading and Writing in School: Innovative Language Practices,” the study proposes the implementation of a didactic sequence focused on the textual genre of flash fiction, aiming to promote interactive and meaningful practices in teaching. The objectives include recording and analyzing pedagogical practices, exploring reading and writing as interactive processes, investigating the adversity in reading education, and developing practical activities to address them effectively. The theoretical framework explores the interaction between reading, writing, and textual genres, supported by various authors, while the methodology chapter adopts action research as the main approach, highlighting the relevance of qualitative research. In the end, the project experiences are presented, emphasizing the importance of practices that encourage a love for reading and textual production. This work aims to contribute to quality linguistic education, promoting the formation of competent readers and writers, which are essential for building a fairer and more equitable society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839-
dc.date.accessioned2025-01-02T20:18:56Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T20:18:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectGênero textual minicontopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectExtensão universitária – leitura e escritapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Padre Roberto de Oliveira – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEscola Municipal Presidente Vargas – Sumé –PBpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectShort story textual genrept_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectUniversity extension – reading and writingpt_BR
dc.subjectPadre Roberto de Oliveira Municipal School – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectPresidente Vargas Municipal School – Sumé –PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Fernanda da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposal to work with the short story textual genre based on an extension experience.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Fernanda da Silva. Proposta de trabalho com o gênero textual miniconto a partir de uma experiência extensionista. 2024. 64f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39839pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA DA SILVA COSTA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfFernanda da Silva Costa - TCC LECAMPO CDSA 2024.2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.