Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39782
Title: | Um relato através de estágios curriculares supervisionados: explorando o potencial das tecnologias no ensino de geografia. |
Other Titles: | A report through supervised curricular internships: exploring the potential of technologies in geography teaching. |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Aleff Artur Rodrigues de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | COSTA, Kátia Cristina Ribeiro. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Zenon Sabino de. |
Keywords: | Ensino de Geografia;Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura em Geografia - UFCG;Formação Docente;Práticas de Ensino - Geografia;Recursos Didáticos – Tecnologias Digitais;Ensino Remoto – Pandemia Covid-19;Ensino Presencial;Teaching Geography;Supervised Internship - Bachelor's Degree in Geography - UFCG;Teacher Training;Teaching Practices - Geography;Teaching Resources - Digital Technologies;Remote Teaching - Covid-19 Pandemic;Face-to-Face Teaching |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Aleff Artur Rodrigues de. Um relato através de estágios curriculares supervisionados: explorando o potencial das tecnologias no ensino de geografia. 2023. 22 f. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39782 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo tem como objetivo relatar a importância do Estágio Curricular Supervisionado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para a formação do estudante de Licenciatura em Geografia. As práticas vivenciadas nos estágios foram muito importantes para o processo de adaptação para as atividades à distância com o uso de novas tecnologias para o ensino e as atividades presenciais, na medida em que ajudaram o estudante-estagiário a aplicar seus conhecimentos teóricos à prática escolar. O trabalho é resultado do relato de quatro estágios em duas escolas diferentes, em períodos de aulas a distância causados pela pandemia da Covid-19 e períodos de aulas presenciais. O texto busca apresentar a importância que o estágio tem na construção de um professor, na medida em que o estágio não é um fim, mas o começo de uma jornada de aprendizados e adaptações no sentido de acompanhar os avanços e transpor as dificuldades que surgem no caminho. Observa-se que as novas tecnologias no ensino possuem fatores que devem ser levados em consideração. Como fator positivo destacamos: a praticidade no compartilhamento de conteúdo, seja a distância ou em sala de aula, e a possibilidade de fazer tudo no conforto de casa, e como negativo os fatos: a dificuldade do professor em acompanhar a participação do aluno e a conexão de má qualidade. |
Abstract: | This article aims to report the importance of the Supervised Curricular Internship at the Federal University of Campina Grande (UFCG), for the training of Geography degree students. The practices experienced during internships were very important for the process of adapting to distance activities with the use of new technologies for teaching and face-to-face activities, as they helped the student-intern to apply their theoretical knowledge to school practice. The work is the result of four internships in two different schools, in periods of distance classes caused by the Covid-19 pandemic and periods of in-person classes. The text seeks to present the importance that the internship has in the development of a teacher, as the internship is not an end, but the beginning of a journey of learning and adaptations in order to follow advances and overcome the difficulties that arise in the path. It is observed that new technologies in teaching have factors that must be taken into consideration. As a positive factor we highlight: the practicality of sharing content, whether remotely or in the classroom, and the possibility of doing everything from the comfort of home, and as a negative the facts: the teacher's difficulty in monitoring student participation and the poor quality connection. |
Keywords: | Ensino de Geografia Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura em Geografia - UFCG Formação Docente Práticas de Ensino - Geografia Recursos Didáticos – Tecnologias Digitais Ensino Remoto – Pandemia Covid-19 Ensino Presencial Teaching Geography Supervised Internship - Bachelor's Degree in Geography - UFCG Teacher Training Teaching Practices - Geography Teaching Resources - Digital Technologies Remote Teaching - Covid-19 Pandemic Face-to-Face Teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39782 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALEFF ARTUR RODRIGUES DE ALMEIDA-ARTIGO-CH-LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (2023).pdf | 840.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.