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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741
Title: | Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. |
Other Titles: | Current situation and perspectives of agricultural engineering. |
???metadata.dc.creator???: | SALVADOR, Nilson. |
Keywords: | Engenharia Agrícola - faculdades;Formação em Engenharia Agrícola;Desafios da Engenharia Agrícola;Ensino de Engenharia Agrícola;Currículo - Engenharia Agrícola;Agroecologia e Engenharia Agrícola - currículo;Perfil profissional - Engenharia Agrícola;Engenheiros Agrícolas - formação;Agricultural Engineering - faculties;Agricultural Engineering Training;Challenges of Agricultural Engineering;Agricultural Engineering Education;Curriculum - Agricultural Engineering;Agroecology and Agricultural Engineering - curriculum;Professional profile - Agricultural Engineering;Agricultural Engineers - training |
Issue Date: | 1997 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SALVADOR, Nilson. Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Campina Grande - PB, 26., 1997. Mesa Redonda [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal da Paraíba, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O número, localização geográfica e forma de subsistência (estatal e privada) nos permite fazer generalizações sobre suas potencialidades e debilidades. Umas contribuindo mais e outras menos no processo de formação profissional. Os avanços e desenvolvimentos conseguidos em alguns setores e disciplinas demonstram o alto nível formado pelas faculdades e através deles foram gerados ou difundidas tecnologias que tornaram possíveis tais avanços. Todavia esses avanços tem conseguido modernizar apenas a agropecuária comercial, empresarial e de exportação e não os 13,5 milhões de pequenos produtores da América Latina. O grande desafio de nossas faculdades é formar profissionais tecnicamente preparados para fazer dos pequenos produtores o mesmo que fizeram com os grandes, de modo que todos tenham reais e efetiva oportunidade de se modernizar, de ser eficientes e competitivos, uma vez que suas necessidades e estratégias de desenvolvimento são diferentes. As faculdades de Ciências Agrárias tem tido, historicamente, a capacidade de se adequar às necessidades da sociedade. Atualmente, elas enfrentam novos rumos, que as obriga uma vez mais revisar criticamente as principais limitações que as impede de responder adequadamente as demandas do mercado. Cabe-nos lembrar que nossa agropecuária se incorporou, nas ultimas décadas, um processo de modernização, através de uma matriz tecnológica utilizada nos países desenvolvidos, a qual gerou desperdícios de recursos, dependência dos produtores com relação a fatores externos e de órgãos estatais. Mesmo assim muitas faculdades ainda continuam adotando este modelo, que favorece apenas cerca de 10 % de produtores e que não possibilita o desenvolvimento com igualdade. Durante este processo de modernização houve um crescimento acentuado de professores e de estudantes nos cursos de Ciência Agrárias, dado ao apoio do setor público. Bastava ter um titulo profissional para que tivesse garantido um emprego no setor publico e como a demanda era superior a oferta, os empregadores não podiam se muito exigentes com a qualidade dos que contratavam. Não só cresceu o número de faculdades e matrículas, como também cresceu o número de especialidades. A Irrigação e Drenagem, Construções Rurais, Mecanização Agrícola e outras mais que antes eram apenas disciplinas de graduação, hoje são especialidades a nível de Mestrado e Doutorado. |
Keywords: | Engenharia Agrícola - faculdades Formação em Engenharia Agrícola Desafios da Engenharia Agrícola Ensino de Engenharia Agrícola Currículo - Engenharia Agrícola Agroecologia e Engenharia Agrícola - currículo Perfil profissional - Engenharia Agrícola Engenheiros Agrícolas - formação Agricultural Engineering - faculties Agricultural Engineering Training Challenges of Agricultural Engineering Agricultural Engineering Education Curriculum - Agricultural Engineering Agroecology and Agricultural Engineering - curriculum Professional profile - Agricultural Engineering Agricultural Engineers - training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia Agrícola. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741 |
Appears in Collections: | 26º CONBEA 1997 - Mesas Redondas |
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SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DA ENGENHARIA AGRÍCOLA - MESA REDONDA EVENTO CONBEA UFCG 1997.pdf | Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. - Evento Conbea UFCG 1997. | 237.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
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