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dc.description.resumoO número, localização geográfica e forma de subsistência (estatal e privada) nos permite fazer generalizações sobre suas potencialidades e debilidades. Umas contribuindo mais e outras menos no processo de formação profissional. Os avanços e desenvolvimentos conseguidos em alguns setores e disciplinas demonstram o alto nível formado pelas faculdades e através deles foram gerados ou difundidas tecnologias que tornaram possíveis tais avanços. Todavia esses avanços tem conseguido modernizar apenas a agropecuária comercial, empresarial e de exportação e não os 13,5 milhões de pequenos produtores da América Latina. O grande desafio de nossas faculdades é formar profissionais tecnicamente preparados para fazer dos pequenos produtores o mesmo que fizeram com os grandes, de modo que todos tenham reais e efetiva oportunidade de se modernizar, de ser eficientes e competitivos, uma vez que suas necessidades e estratégias de desenvolvimento são diferentes. As faculdades de Ciências Agrárias tem tido, historicamente, a capacidade de se adequar às necessidades da sociedade. Atualmente, elas enfrentam novos rumos, que as obriga uma vez mais revisar criticamente as principais limitações que as impede de responder adequadamente as demandas do mercado. Cabe-nos lembrar que nossa agropecuária se incorporou, nas ultimas décadas, um processo de modernização, através de uma matriz tecnológica utilizada nos países desenvolvidos, a qual gerou desperdícios de recursos, dependência dos produtores com relação a fatores externos e de órgãos estatais. Mesmo assim muitas faculdades ainda continuam adotando este modelo, que favorece apenas cerca de 10 % de produtores e que não possibilita o desenvolvimento com igualdade. Durante este processo de modernização houve um crescimento acentuado de professores e de estudantes nos cursos de Ciência Agrárias, dado ao apoio do setor público. Bastava ter um titulo profissional para que tivesse garantido um emprego no setor publico e como a demanda era superior a oferta, os empregadores não podiam se muito exigentes com a qualidade dos que contratavam. Não só cresceu o número de faculdades e matrículas, como também cresceu o número de especialidades. A Irrigação e Drenagem, Construções Rurais, Mecanização Agrícola e outras mais que antes eram apenas disciplinas de graduação, hoje são especialidades a nível de Mestrado e Doutorado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Agrícola.pt_BR
dc.citation.issue26pt_BR
dc.titleSituação atual e perspectivas da engenharia agrícola.pt_BR
dc.date.issued1997-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741-
dc.date.accessioned2024-12-27T13:20:48Z-
dc.date.available2024-12-27-
dc.date.available2024-12-27T13:20:48Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEngenharia Agrícola - faculdadespt_BR
dc.subjectFormação em Engenharia Agrícolapt_BR
dc.subjectDesafios da Engenharia Agrícolapt_BR
dc.subjectEnsino de Engenharia Agrícolapt_BR
dc.subjectCurrículo - Engenharia Agrícolapt_BR
dc.subjectAgroecologia e Engenharia Agrícola - currículopt_BR
dc.subjectPerfil profissional - Engenharia Agrícolapt_BR
dc.subjectEngenheiros Agrícolas - formaçãopt_BR
dc.subjectAgricultural Engineering - facultiespt_BR
dc.subjectAgricultural Engineering Trainingpt_BR
dc.subjectChallenges of Agricultural Engineeringpt_BR
dc.subjectAgricultural Engineering Educationpt_BR
dc.subjectCurriculum - Agricultural Engineeringpt_BR
dc.subjectAgroecology and Agricultural Engineering - curriculumpt_BR
dc.subjectProfessional profile - Agricultural Engineeringpt_BR
dc.subjectAgricultural Engineers - trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALVADOR, Nilson.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurrent situation and perspectives of agricultural engineering.pt_BR
dc.identifier.citationSALVADOR, Nilson. Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Campina Grande - PB, 26., 1997. Mesa Redonda [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal da Paraíba, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741pt_BR
dc.contributor.eventCONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA.-
Appears in Collections:26º CONBEA 1997 - Mesas Redondas

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SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DA ENGENHARIA AGRÍCOLA - MESA REDONDA EVENTO CONBEA UFCG 1997.pdfSituação atual e perspectivas da engenharia agrícola. - Evento Conbea UFCG 1997.237.92 kBAdobe PDFView/Open


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