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dc.creator.IDALVES, E. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595073286448394pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Fabiano Custódio.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS , Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.
dc.description.resumoÀ Geografia, ciência que tem por objeto de estudo o espaço geográfico, a configuração social dos indivíduos e sua relação com este espaço, cabe a análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. A presente pesquisa surge de inquietações manifestadas nas minhas vivências pessoais, acadêmicas e profissionais relativas à ausência dos movimentos sociais no livro didático de Geografia. Deste modo, evidenciou-se a necessidade de adotar uma metodologia que aborde os movimentos sociais sob a ótica da Geografia e contribua com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como meio para a aprendizagem significativa. Desta forma, a nossa pesquisa, desenvolvida no âmbito do PROFGEO/UFCG, tem por objetivo a produção de mapas conceituais construídos pelos próprios alunos e a análise de como este recurso pedagógico contribui para o processo de ensino-aprendizagem referente à temática dos movimentos sociais no município de Sapé-PB, no contexto do ensino de Geografia, através da mediação do professor. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa no contexto da pesquisa participante, com aplicação de questionários para a caracterização dos sujeitos da pesquisa e para acompanhar a aprendizagem ao longo da intervenção em sala de aula através da construção dos mapas conceituais com os alunos. A intervenção ocorreu na Escola Estadual Gentil Lins, turma A do Ciclo VI (EJA), no turno noturno. Verificou-se que a mediação pedagógica com a produção de mapas conceituais pelos alunos da educação básica mostrou-se uma opção viável e eficiente, haja vista que o experimento da construção e utilização do mapa conceitual em sala de aula contribuiu efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos, à medida que verificamos a ampliação do horizonte conceitual e dos significados expressos na análise dos questionários, nas rodas de diálogo, nos debates e nas exposições orais de apresentação dos mapas construídos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais como recurso didático na compreensão da atuação dos movimentos sociais no município de Sapé-PB no ensino de geografia.pt_BR
dc.date.issued2024-08-19
dc.description.abstractGeography, a science whose object of study is geographical space, the social configuration of individuals and their relationship with this space, is responsible for analyzing the actions of organized movements based on the demands and needs of the groups that make up society as a whole. This research arises from concerns expressed in my personal, academic and professional experiences regarding the absence of social movements in geography textbooks. In this way, our research, developed within the framework of PROFGEO/UFCG, aimed to produce concept maps, constructed by high school students under the mediation of the teacher, as a didactic resource aimed at meaningful learning based on the mediation of learning during the teaching-learning process. The aim is also to understand the potential capacity of concept maps in the learning of the students taking part in the research. To this end, we used the qualitative method in the context of participant research. The content covered was "The role of contemporary social movements in the municipality of Sapé-PB". We used questionnaires to characterize the research subjects and to guide the pedagogical intervention in the classroom. Analysis of the textbook adopted by the state of Paraíba showed that social movements are dealt with in a brief, descriptive and in-depth manner, with a focus on sociology. They do not relate to or discuss the categories of space and territory, which are fundamental to the work of these movements, characterized as socio-spatial and socio-territorial, and to Geography. This has highlighted the need to adopt a methodology that addresses social movements from the perspective of geography and contributes to the development of didactic material for elementary school teachers that can be used in the classroom as a means for meaningful learning. In this way, the theory of learning mediation proved to be a viable and efficient option, since it was shown that the experiment of building and using the conceptual map in the classroom effectively contributed to the students' meaningful learning, to the extent that we verified the broadening of the conceptual horizon and the meanings expressed in the analysis of the questionnaires, in the dialog circles, in the debates and in the oral presentations of the maps built.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39584
dc.date.accessioned2024-12-18T18:05:29Z
dc.date.available2024-12-18
dc.date.available2024-12-18T18:05:29Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGeografia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeografia no espaço escolarpt_BR
dc.subjectMapas conceituais – ensino de geografiapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography – study and teachingpt_BR
dc.subjectGeography in the school spacept_BR
dc.subjectConcept maps – teaching geographypt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Edivaldo Miguel.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of conceptual maps as a teaching resource in understanding the actions of social movements in the municipality of Sapé-PB in geography teaching.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Edivaldo Miguel. O uso de mapas conceituais como recurso didático na compreensão da atuação dos movimentos sociais no município de Sapé-PB no ensino de geografia. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

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EDIVALDO MIGUEL ALVES - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2024.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open


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