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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39500
Title: | Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. |
Other Titles: | Perception and practices of environmental education at ECITE Journalist José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. |
???metadata.dc.creator???: | DIAS, Jenifer Freitas. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | FARIAS , Paulo Sérgio Cunha. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALMEIDA , Maria do Socorro Pereira de. |
Keywords: | Educação ambiental;Percepção ambiental;Práticas de ensino;Meio ambiente – ensino e aprendizagem;Educação básica;São João do Cariri – Paraíba;Environmental education;Environmental perception;Teaching practices;Environment – teaching and learning;Basic education |
Issue Date: | 14-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DIAS, Jenifer Freitas. Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos estudantes da Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, localizada no município de São João do Cariri/PB, a partir das diversas concepções de educação ambiental na Escola de ensino básico. A sociedade possui grandes desafios oriundos das consequências geradas pela exploração exacerbada do meio ambiente. Portanto, trabalhos voltados para a educação ambiental são necessários, pois contribuem resultados promissores na formação cidadã, consciente e sensível acerca das problemáticas socioambientais. Nessa perspectiva, a percepção ambiental é entendida como a maneira que os seres humanos enxergam tudo ao seu redor, sendo estudada com o objetivo de compreender a relação entre seres humanos e o meio ambiente, base importante para o desenvolvimento de estudos que considerem essa relação. A pesquisa envolveu alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, perfazendo um total de 25 (vinte e cinco) estudantes. Utilizou-se, além do levantamento bibliográfico de conceitos importantes, o método da Revisão Bibliográfica Sistemática e Integrativa. Para análise dos dados nos ancoramos na teoria de análise de conteúdo de Laurence Bardin, ressaltando que para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a obtenção das informações necessárias ao estudo foram aplicadas duas entrevistas, nas quais, se utilizou uma abordagem qualitativa. O trabalho também envolveu um arcabouço prático com a finalidade de abordar conteúdo da geografia e educação ambiental, no qual foi analisada a percepção ambiental antes e depois dessas práticas. Observou se variações na percepção ambiental dos estudantes na conclusão do estudo. Foi observado, também, a necessidade de entender sobre a percepção ambiental de jovens em escolarização, visto que, há urgência de uma mudança social e comportamental que perpassa o entendimento da visão de meio ambiente no contexto contemporâneo. |
Abstract: | This study aims to analyze the environmental perception of students at Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, located in São João do Cariri/PB, based on various concepts of environmental education in basic education. Society faces significant challenges due to the consequences of excessive environmental exploitation. Therefore, environmental education initiatives are necessary as they contribute promising results in fostering citizenship that is aware and sensitive to socio-environmental issues. In this context, environmental perception is understood as how humans perceive their surroundings. It is studied to understand the relationship between humans and the environment, which is a crucial foundation for developing studies that consider this relationship. The research involved students from the 7th, 8th, and 9th grades, totaling 25 students. In addition to a bibliographic survey of key concepts, the study employed the Systematic and Integrative Bibliographic Review method. Data analysis was based on Laurence Bardin's content analysis theory, with semi-structured interviews conducted to collect data. Two interviews with a qualitative approach were applied to obtain the necessary information for the study. The research also included a practical framework to address geography and environmental education content, analyzing environmental perception before and after these practices. Variations in students' environmental perception were observed upon completion of the study. Additionally, the need to understand the environmental perception of young students was noted, highlighting the urgency of a social and behavioral shift in understanding the environment in the contemporary context. |
Keywords: | Educação ambiental Percepção ambiental Práticas de ensino Meio ambiente – ensino e aprendizagem Educação básica São João do Cariri – Paraíba Environmental education Environmental perception Teaching practices Environment – teaching and learning Basic education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39500 |
Appears in Collections: | PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
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