Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0494223638953455pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1IDMALTA, Sérgio.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS , Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2ALMEIDA , Maria do Socorro Pereira de.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos estudantes da Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, localizada no município de São João do Cariri/PB, a partir das diversas concepções de educação ambiental na Escola de ensino básico. A sociedade possui grandes desafios oriundos das consequências geradas pela exploração exacerbada do meio ambiente. Portanto, trabalhos voltados para a educação ambiental são necessários, pois contribuem resultados promissores na formação cidadã, consciente e sensível acerca das problemáticas socioambientais. Nessa perspectiva, a percepção ambiental é entendida como a maneira que os seres humanos enxergam tudo ao seu redor, sendo estudada com o objetivo de compreender a relação entre seres humanos e o meio ambiente, base importante para o desenvolvimento de estudos que considerem essa relação. A pesquisa envolveu alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, perfazendo um total de 25 (vinte e cinco) estudantes. Utilizou-se, além do levantamento bibliográfico de conceitos importantes, o método da Revisão Bibliográfica Sistemática e Integrativa. Para análise dos dados nos ancoramos na teoria de análise de conteúdo de Laurence Bardin, ressaltando que para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a obtenção das informações necessárias ao estudo foram aplicadas duas entrevistas, nas quais, se utilizou uma abordagem qualitativa. O trabalho também envolveu um arcabouço prático com a finalidade de abordar conteúdo da geografia e educação ambiental, no qual foi analisada a percepção ambiental antes e depois dessas práticas. Observou se variações na percepção ambiental dos estudantes na conclusão do estudo. Foi observado, também, a necessidade de entender sobre a percepção ambiental de jovens em escolarização, visto que, há urgência de uma mudança social e comportamental que perpassa o entendimento da visão de meio ambiente no contexto contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEO
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titlePercepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB.pt_BR
dc.date.issued2024-08-14
dc.description.abstractThis study aims to analyze the environmental perception of students at Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, located in São João do Cariri/PB, based on various concepts of environmental education in basic education. Society faces significant challenges due to the consequences of excessive environmental exploitation. Therefore, environmental education initiatives are necessary as they contribute promising results in fostering citizenship that is aware and sensitive to socio-environmental issues. In this context, environmental perception is understood as how humans perceive their surroundings. It is studied to understand the relationship between humans and the environment, which is a crucial foundation for developing studies that consider this relationship. The research involved students from the 7th, 8th, and 9th grades, totaling 25 students. In addition to a bibliographic survey of key concepts, the study employed the Systematic and Integrative Bibliographic Review method. Data analysis was based on Laurence Bardin's content analysis theory, with semi-structured interviews conducted to collect data. Two interviews with a qualitative approach were applied to obtain the necessary information for the study. The research also included a practical framework to address geography and environmental education content, analyzing environmental perception before and after these practices. Variations in students' environmental perception were observed upon completion of the study. Additionally, the need to understand the environmental perception of young students was noted, highlighting the urgency of a social and behavioral shift in understanding the environment in the contemporary context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39500
dc.date.accessioned2024-12-16T18:03:25Z
dc.date.available2024-12-16
dc.date.available2024-12-16T18:03:25Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectMeio ambiente – ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSão João do Cariri – Paraíbapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectEnvironment – ​​teaching and learningpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Jenifer Freitas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerception and practices of environmental education at ECITE Journalist José Leal Ramos, São João do Cariri/PB.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Jenifer Freitas. Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JENIFER FREITAS DIAS - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2024.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.