Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | QUEIROZ, J. K. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8486834691615487 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | NOGUEIRA, Rosicreide Soares. | - |
dc.contributor.referee2ID | NOGUEIRA, R. S. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica, abordando a educação ambiental e a sustentabilidade. A temática deste trabalho origina-se nas aulas de práticas sustentáveis para alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola do Campo João Antônio de Souza, situada no município de Caraúbas, Paraíba, durante o ano de 2024. A intencionalidade dessa ação é ressaltar a importância que o ensino da educação ambiental apresenta para os alunos do ensino fundamental, visando melhorar a qualidade do aprendizado por meio de recursos didáticos. Dessa forma, nossa pesquisa teve como objetivo geral realizar uma intervenção pedagógica com a temática da educação ambiental e produzir e aplicar o recurso didático caça-palavras como uma atividade que facilita a aprendizagem dos alunos em relação às questões ambientais. Para alcançar esses objetivos, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa participante. Ao final, verificamos que a utilização dos caça-palavras nas ações escolares foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Ensinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
dc.description.abstract | This monographic report presents a research study conducted in the context of basic education, addressing environmental education and sustainability. The theme of this work originates from sustainable practices lessons for fifth-grade students at the João Antônio de Souza Rural School, located in the municipality of Caraúbas, Paraíba, during the year 2024. The intention of this action is to highlight the importance that environmental education has for elementary school students and to improve the quality of learning through didactic resources. Thus, our research aimed to carry out a pedagogical intervention focused on environmental education and to produce and apply the word search resource as an activity that facilitates students' learning regarding environmental issues. To achieve these objectives, we adopted a qualitative methodological approach within the framework of participatory research. In the end, we found that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the teaching-learning process of the students, also assisting in their motor and cognitive development, while connecting with the reality of the students. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462 | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T19:20:32Z | - |
dc.date.available | 2024-12-12 | - |
dc.date.available | 2024-12-12T19:20:32Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático caça palavras | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal João Antônio de Sousa Caraúbas PB | pt_BR |
dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Word search teaching resource | pt_BR |
dc.subject | João Antônio de Sousa Municipal School Caraúbas PB | pt_BR |
dc.subject | Contextualized Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching and learning environmental education through the word search teaching resource in the school context of the João Antônio de Sousa Municipal School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. Ensinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça-palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 20XX.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JUCIQUELE KALINY DE QUEIROZ - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Juciquele Kaliny de Queiroz. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024 | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.