Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, J. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486834691615487pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, R. S.pt_BR
dc.description.resumoEste relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica, abordando a educação ambiental e a sustentabilidade. A temática deste trabalho origina-se nas aulas de práticas sustentáveis para alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola do Campo João Antônio de Souza, situada no município de Caraúbas, Paraíba, durante o ano de 2024. A intencionalidade dessa ação é ressaltar a importância que o ensino da educação ambiental apresenta para os alunos do ensino fundamental, visando melhorar a qualidade do aprendizado por meio de recursos didáticos. Dessa forma, nossa pesquisa teve como objetivo geral realizar uma intervenção pedagógica com a temática da educação ambiental e produzir e aplicar o recurso didático caça-palavras como uma atividade que facilita a aprendizagem dos alunos em relação às questões ambientais. Para alcançar esses objetivos, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa participante. Ao final, verificamos que a utilização dos caça-palavras nas ações escolares foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa.pt_BR
dc.date.issued2024-11-07-
dc.description.abstractThis monographic report presents a research study conducted in the context of basic education, addressing environmental education and sustainability. The theme of this work originates from sustainable practices lessons for fifth-grade students at the João Antônio de Souza Rural School, located in the municipality of Caraúbas, Paraíba, during the year 2024. The intention of this action is to highlight the importance that environmental education has for elementary school students and to improve the quality of learning through didactic resources. Thus, our research aimed to carry out a pedagogical intervention focused on environmental education and to produce and apply the word search resource as an activity that facilitates students' learning regarding environmental issues. To achieve these objectives, we adopted a qualitative methodological approach within the framework of participatory research. In the end, we found that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the teaching-learning process of the students, also assisting in their motor and cognitive development, while connecting with the reality of the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462-
dc.date.accessioned2024-12-12T19:20:32Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T19:20:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRecurso didático caça palavraspt_BR
dc.subjectEscola Municipal João Antônio de Sousa Caraúbas PBpt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectWord search teaching resourcept_BR
dc.subjectJoão Antônio de Sousa Municipal School Caraúbas PBpt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Juciquele Kaliny de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning environmental education through the word search teaching resource in the school context of the João Antônio de Sousa Municipal School.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Juciquele Kaliny de. Ensinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça-palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 20XX.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCIQUELE KALINY DE QUEIROZ - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfJuciquele Kaliny de Queiroz. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20242.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.