Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426
Title: | Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos. |
Other Titles: | Inês de Castro and the dramatic cordel Almas Livres: a proposal for reading in the classroom through the application of the LerAtos method. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Bruna França da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ANDRADE, Valéria. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, Rafael Barros de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
Keywords: | Cordel dramatúrgico;Inês de Castro;Prática de leitura criativa;Método LerAtos;Almas livres;Literatura de cordel dramatúrgico;Dramatic cordel;Inês de Castro;Creative reading practice;LerAtos method;Free souls;Dramatic cordel literature |
Issue Date: | 30-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Bruna França da. Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos. 2024. 43f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esse trabalho tem como objetivo propor uma leitura criativa do mito de Inês de Castro na sala de aula, utilizando o cordel dramatúrgico Almas Livres (Almeida, 2022) e a aplicação do Método LerAtos (Barros; Andrade, 2017). A pesquisa busca incentivar a criatividade e o engajamento dos alunos por meio da prática da leitura e da escrita criativas, promovendo uma maior compreensão do mito de Inês de Castro. A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa bibliográfica sobre os objetos que compõem o estudo – o mito inesiano, o cordel dramatúrgico e o método LerAtos – e, num segundo momento, a proposição de uma sequência didática a ser realizada em articulação com oficinas pedagógicas que envolvem as quatro etapas do Método LerAtos: (1) Sonhação, (2) Fruição, (3) Criação e (4) Doação, em que os alunos exploram a história de Inês de Castro de forma interativa, criativa e colaborativa. A aplicação do método proposta de forma personalizada para a presente proposta aponta para melhorias no desenvolvimento do senso crítico e da expressão artística dos alunos, permitindo uma abordagem interdisciplinar da literatura. Nas considerações finais, conclui-se que o Método LerAtos contribui para o aprendizado ativo e criativo, em que os alunos experimentam a jornada de leiautoria de modo a serem desafiados a alcançar os objetivos das missões de leituração em um território de inovação e carente de esforços para possíveis mudanças, a exemplo do cenário escolar. A pesquisa oferece um contributo valioso ao apresentar oportunidades de ensino-aprendizado inovador na área da leitura e da escrita voltadas à do Método LerAtos nas escolas do território do Cariri paraibano, bem como possibilidades de investigações futuras relacionadas a essas experiências. |
Abstract: | This paper aims to propose a creative reading of the myth of Inês de Castro in the classroom, using the dramaturgical cordel Almas Livres (Almeida, 2022) and the application of the LerAtos Method (Barros; Andrade, 2017). The research seeks to encourage students' creativity and engagement through the practice of creative reading and writing, promoting a deeper understanding of the myth of Inês de Castro. The methodology involved a bibliographic review of the study’s components – the Inesian myth, the dramaturgical cordel, and the LerAtos method – followed by the proposition of a didactic sequence to be carried out in conjunction with pedagogical workshops. These workshops encompass the four stages of the LerAtos Method: (1) Dreaming, (2) Fruition, (3) Creation, and (4) Giving, in which students explore the story of Inês de Castro interactively, creatively, and collaboratively. The application of the method, tailored to the current proposal, indicates improvements in students’ critical thinking and artistic expression, enabling an interdisciplinary approach to literature. In the final considerations, it is concluded that the LerAtos Method contributes to active and creative learning, where students experience the process of "authorship-reading," being challenged to achieve the goals of reading-action missions within a territory that is ripe for innovation and in need of efforts for potential changes, as seen in the school environment. The research provides a valuable contribution by presenting innovative teaching and learning opportunities focused on the LerAtos Method in schools of the cariri region in Paraíba, as well as future research possibilities related to these experiences. |
Keywords: | Cordel dramatúrgico Inês de Castro Prática de leitura criativa Método LerAtos Almas livres Literatura de cordel dramatúrgico Dramatic cordel Inês de Castro Creative reading practice LerAtos method Free souls Dramatic cordel literature |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação do Campo. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNA FRANÇA DA SILVA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdf | Bruna França da Silva - TCC LECAMPO CDSA 2024. | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.