Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, B. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3672947103889373pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Valéria.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2481-4108pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5509137180497366pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo propor uma leitura criativa do mito de Inês de Castro na sala de aula, utilizando o cordel dramatúrgico Almas Livres (Almeida, 2022) e a aplicação do Método LerAtos (Barros; Andrade, 2017). A pesquisa busca incentivar a criatividade e o engajamento dos alunos por meio da prática da leitura e da escrita criativas, promovendo uma maior compreensão do mito de Inês de Castro. A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa bibliográfica sobre os objetos que compõem o estudo – o mito inesiano, o cordel dramatúrgico e o método LerAtos – e, num segundo momento, a proposição de uma sequência didática a ser realizada em articulação com oficinas pedagógicas que envolvem as quatro etapas do Método LerAtos: (1) Sonhação, (2) Fruição, (3) Criação e (4) Doação, em que os alunos exploram a história de Inês de Castro de forma interativa, criativa e colaborativa. A aplicação do método proposta de forma personalizada para a presente proposta aponta para melhorias no desenvolvimento do senso crítico e da expressão artística dos alunos, permitindo uma abordagem interdisciplinar da literatura. Nas considerações finais, conclui-se que o Método LerAtos contribui para o aprendizado ativo e criativo, em que os alunos experimentam a jornada de leiautoria de modo a serem desafiados a alcançar os objetivos das missões de leituração em um território de inovação e carente de esforços para possíveis mudanças, a exemplo do cenário escolar. A pesquisa oferece um contributo valioso ao apresentar oportunidades de ensino-aprendizado inovador na área da leitura e da escrita voltadas à do Método LerAtos nas escolas do território do Cariri paraibano, bem como possibilidades de investigações futuras relacionadas a essas experiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleInês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos.pt_BR
dc.date.issued2024-10-30-
dc.description.abstractThis paper aims to propose a creative reading of the myth of Inês de Castro in the classroom, using the dramaturgical cordel Almas Livres (Almeida, 2022) and the application of the LerAtos Method (Barros; Andrade, 2017). The research seeks to encourage students' creativity and engagement through the practice of creative reading and writing, promoting a deeper understanding of the myth of Inês de Castro. The methodology involved a bibliographic review of the study’s components – the Inesian myth, the dramaturgical cordel, and the LerAtos method – followed by the proposition of a didactic sequence to be carried out in conjunction with pedagogical workshops. These workshops encompass the four stages of the LerAtos Method: (1) Dreaming, (2) Fruition, (3) Creation, and (4) Giving, in which students explore the story of Inês de Castro interactively, creatively, and collaboratively. The application of the method, tailored to the current proposal, indicates improvements in students’ critical thinking and artistic expression, enabling an interdisciplinary approach to literature. In the final considerations, it is concluded that the LerAtos Method contributes to active and creative learning, where students experience the process of "authorship-reading," being challenged to achieve the goals of reading-action missions within a territory that is ripe for innovation and in need of efforts for potential changes, as seen in the school environment. The research provides a valuable contribution by presenting innovative teaching and learning opportunities focused on the LerAtos Method in schools of the cariri region in Paraíba, as well as future research possibilities related to these experiences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426-
dc.date.accessioned2024-12-11T22:07:06Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.available2024-12-11T22:07:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCordel dramatúrgicopt_BR
dc.subjectInês de Castropt_BR
dc.subjectPrática de leitura criativapt_BR
dc.subjectMétodo LerAtospt_BR
dc.subjectAlmas livrespt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel dramatúrgicopt_BR
dc.subjectDramatic cordelpt_BR
dc.subjectInês de Castropt_BR
dc.subjectCreative reading practicept_BR
dc.subjectLerAtos methodpt_BR
dc.subjectFree soulspt_BR
dc.subjectDramatic cordel literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Bruna França da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInês de Castro and the dramatic cordel Almas Livres: a proposal for reading in the classroom through the application of the LerAtos method.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Bruna França da. Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos. 2024. 43f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA FRANÇA DA SILVA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfBruna França da Silva - TCC LECAMPO CDSA 2024.1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.