Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275
Title: El tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”.
Other Titles: O tratamento dos aspectos socioculturais no livro didático “Sentidos En Lengua Española 3”.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Janaina dos Reis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TASET, Idelso Espinosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Lorena Góis de Lima.
Keywords: Material Didático;Livro Didático – Sentidos em Legua Española;Ensino ELE;Tratamento de Aspectos Socioculturais;Material didáctico;Libro de Texto – Significados en Legua Española;Enseñanza ELE;Tratamiento de Aspectos Socioculturales
Issue Date: 21-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Janaina dos Reis. El tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”. 2024. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi analisar o tratamento dado aos aspectos socioculturais no volume 3 do livro didático de língua espanhola Sentidos (2016), dos autores Luciana Maria Almeida de Freitas e Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Sua base teórica está integrada pelos conceitos de cultura (BRITO, 2004; CANDAU, 2008; CORTI, 2019), interculturalidade na aula ELE (CORBETT 2003; FIGUEIREDO, 2010; GARCIA, 2007), competência comunicativa (BATEMAN, 2002; CHOMSKY , 1972; HYMES, 1971), abordagem ao ensino de línguas não nativas (ALMEIDA). FILHO, 1993; ANTÔNIO, 1963; ABADÍA, 2000), Material didático (TOMLINSON, 1988; 2004; CORACINI, 1999B, SALAS, 2004) e Livro didático (PEREIRA, 2004; RICHARDS, 1998; CORACINI 2010), entre outros. Foram revisados estudos empíricos sobre o tema resultantes de pesquisa bibliográfica. Como metodologia nos baseamos na pesquisa qualitativa. Primeiramente foram identificadas atividades de natureza sociocultural. Em seguida, foram contabilizadas e comparadas com o número de tarefas voltadas ao desenvolvimento de outros componentes necessários à construção da competência comunicativa e, por fim, avaliou-se a qualidade do tratamento da cultura. A análise realizada mostrou um tratamento inadequado dos aspectos socioculturais, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade das atividades do livro didático.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo de esta investigación era analizar el tratamiento que se da a los aspectos socioculturales en el volumen 3 del libro de texto de lengua española Sentidos (2016), de las autoras Luciana Maria Almeida de Freitas y Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Su base teórica está integrada por los conceptos de cultura (BRITO, 2004; CANDAU, 2008; CORTI, 2019), interculturalidad en la clase de ELE (CORBETT 2003; FIGUEIREDO, 2010; GARCIA, 2007), competencia comunicativa (BATEMAN, 2002; CHOMSKY, 1972; HYMES, 1971), enfoque de la enseñanza de lenguas no nativas (ALMEIDA). FILHO, 1993; ANTÔNIO, 1963; ABADÍA, 2000), Material didáctico (TOMLINSON, 1988; 2004; CORACINI, 1999B, SALAS, 2004), y Libro de texto (PEREIRA, 2004; RICHARDS, 1998; CORACINI 2010), entre otros. Se revisaron estudios empíricos sobre el tema resultantes de investigaciones bibliográficas. Como metodología nos basamos en la investigación cualitativa. Primero se identificaron las actividades de naturaleza sociocultural. Luego se contabilizaron y compararon con el número de tareas orientadas al desarrollo de otros componentes necesarios para la construcción de la competencia comunicativa y, finalmente, se evaluó la calidad del tratamiento de la cultura. El análisis realizado mostró un tratamiento inadecuado de los aspectos socioculturales tanto em materia de cantidad como de calidad de las actividades del libro de texto.
Keywords: Material Didático
Livro Didático – Sentidos em Legua Española
Ensino ELE
Tratamento de Aspectos Socioculturais
Material didáctico
Libro de Texto – Significados en Legua Española
Enseñanza ELE
Tratamiento de Aspectos Socioculturales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.