Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1TASET, Idelso Espinosa.-
dc.contributor.advisor1IDTASET, I. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2636005288639730pt_BR
dc.contributor.referee1CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo.-
dc.contributor.referee1IDCAMÊLO, Á. M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843606575277435pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Lorena Góis de Lima.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, L. G. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017793000827253pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar o tratamento dado aos aspectos socioculturais no volume 3 do livro didático de língua espanhola Sentidos (2016), dos autores Luciana Maria Almeida de Freitas e Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Sua base teórica está integrada pelos conceitos de cultura (BRITO, 2004; CANDAU, 2008; CORTI, 2019), interculturalidade na aula ELE (CORBETT 2003; FIGUEIREDO, 2010; GARCIA, 2007), competência comunicativa (BATEMAN, 2002; CHOMSKY , 1972; HYMES, 1971), abordagem ao ensino de línguas não nativas (ALMEIDA). FILHO, 1993; ANTÔNIO, 1963; ABADÍA, 2000), Material didático (TOMLINSON, 1988; 2004; CORACINI, 1999B, SALAS, 2004) e Livro didático (PEREIRA, 2004; RICHARDS, 1998; CORACINI 2010), entre outros. Foram revisados estudos empíricos sobre o tema resultantes de pesquisa bibliográfica. Como metodologia nos baseamos na pesquisa qualitativa. Primeiramente foram identificadas atividades de natureza sociocultural. Em seguida, foram contabilizadas e comparadas com o número de tarefas voltadas ao desenvolvimento de outros componentes necessários à construção da competência comunicativa e, por fim, avaliou-se a qualidade do tratamento da cultura. A análise realizada mostrou um tratamento inadequado dos aspectos socioculturais, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade das atividades do livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleEl tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”.pt_BR
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275-
dc.date.accessioned2024-12-03T20:41:51Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T20:41:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectLivro Didático – Sentidos em Legua Españolapt_BR
dc.subjectEnsino ELEpt_BR
dc.subjectTratamento de Aspectos Socioculturaispt_BR
dc.subjectMaterial didácticopt_BR
dc.subjectLibro de Texto – Significados en Legua Españolapt_BR
dc.subjectEnseñanza ELEpt_BR
dc.subjectTratamiento de Aspectos Socioculturalespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Janaina dos Reis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeO tratamento dos aspectos socioculturais no livro didático “Sentidos En Lengua Española 3”.pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Janaina dos Reis. El tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”. 2024. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de esta investigación era analizar el tratamiento que se da a los aspectos socioculturales en el volumen 3 del libro de texto de lengua española Sentidos (2016), de las autoras Luciana Maria Almeida de Freitas y Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Su base teórica está integrada por los conceptos de cultura (BRITO, 2004; CANDAU, 2008; CORTI, 2019), interculturalidad en la clase de ELE (CORBETT 2003; FIGUEIREDO, 2010; GARCIA, 2007), competencia comunicativa (BATEMAN, 2002; CHOMSKY, 1972; HYMES, 1971), enfoque de la enseñanza de lenguas no nativas (ALMEIDA). FILHO, 1993; ANTÔNIO, 1963; ABADÍA, 2000), Material didáctico (TOMLINSON, 1988; 2004; CORACINI, 1999B, SALAS, 2004), y Libro de texto (PEREIRA, 2004; RICHARDS, 1998; CORACINI 2010), entre otros. Se revisaron estudios empíricos sobre el tema resultantes de investigaciones bibliográficas. Como metodología nos basamos en la investigación cualitativa. Primero se identificaron las actividades de naturaleza sociocultural. Luego se contabilizaron y compararon con el número de tareas orientadas al desarrollo de otros componentes necesarios para la construcción de la competencia comunicativa y, finalmente, se evaluó la calidad del tratamiento de la cultura. El análisis realizado mostró un tratamiento inadecuado de los aspectos socioculturales tanto em materia de cantidad como de calidad de las actividades del libro de texto.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.