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dc.creator.IDRODRIGUES, M. C. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8533253050007294pt_BR
dc.contributor.advisor1KNACK, Eduardo Roberto Jordão.-
dc.contributor.advisor1IDKNACK, Eduardo Roberto Jordão.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDKnack, Eduardo Roberto Jordão.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830455050602866pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee1IDOliveira, Iranilson Buriti de.pt_BR
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, IRANILSON BURITI.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Andréa Maria da.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a criação de um recurso didático — um jogo pedagógico — que utiliza ludicidade, música e elementos históricos para ensinar sobre o cangaço. Fundamentado em metodologias ativas, o estudo propõe o uso de jogos e músicas como ferramentas didáticas para promover o engajamento e a autonomia dos estudantes, oferecendo uma abordagem lúdica e interativa no ensino de História. A concepção do jogo se baseia nas propostas de Maria Auxiliadora Schmidt (2020), que destaca a importância do conhecimento histórico para desenvolver a consciência e o pensamento históricos dos alunos, auxiliando-os a interpretar o passado e construir uma identidade orientada no tempo. Para isso, o jogo utiliza canções que abordam a temática do cangaço, empregando-as como fontes históricas e recursos didáticos que facilitam a compreensão do tema. Este artigo descreve o percurso metodológico adotado para a produção do material, desde a fundamentação teórica até a construção do jogo, com base na abordagem de Pesquisa-Ação, conforme discutida por Maria Amélia Santoro Franco (2005), que enfatiza a integração entre pesquisa e intervenção prática. As atividades envolvem a produção do material, os recursos empregados e a aplicação didática com professores da educação básica. A avaliação foi realizada por meio de questionários e discussões durante a aplicação, permitindo ajustes que visam aperfeiçoar a mecânica do jogo e potencializar a aprendizagem histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Na trilha do Cangaço”: Jogando com a História cantada sobre os cangaceiros.pt_BR
dc.date.issued2024-10-31-
dc.description.abstractIn this essay, we show the creation of a didatic source – a pedagogic game – that use the recreation, music and historics elements for teach about the “cangaço”. Building over the active metologies, the study proposes a game with musics as didatic tools for to promove the engagement and the autonomy of students, in the way of a ludic and interative in the History guideline. The game’s conception is based on the theory of Maria Auxiliadora Schimidt (2020), that highlights the importance of history knowledge for develope the conscience and history thought of students, support then to interprat the past and to build an identity oriented for the time. For this, the game uses songs that include the cangaço theme, using them with historic sources and didatic resources that facilite the theme comprehension. This article describes the metologic way adopted for the material Building, with is based on the research-action, according to Maria Amélia Santoro Franco (2005), that emphasizes the intregation of reasearch and pratic intervention. The activities involves the production of the material, the resource employees and didatic aplique with elementary’s teacher. The evaluation was realized by means on questionaries and discussions while the application, allowing adjustments that the aim is improve the mechanichs game and potencialize the historics apprenticeship.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39166-
dc.date.accessioned2024-11-25T12:28:31Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2024-11-25T12:28:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectXaxadopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPedagogics gamespt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectXaxadopt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Historiapt_BR
dc.subjectJuegos pedagógicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Maria Clara Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“On the Cangaço trail”: Playing with the History sung about the cangaceiros.pt_BR
dc.title.alternative“Por la pista del Cangaço”: Jugando con la Historia cantada sobre los cangaceiros.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Clara Ferreira. “Na trilha do Cangaço”: Jogando com a História cantada sobre os cangaceiros. 2024. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39166pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo presenta la creación de un recurso didáctico –un juego pedagógico– que utiliza alegría, música y elementos históricos para enseñar sobre el cangaço. Residencia en metodologías activas, el estudio propone el uso de juegos y música como herramientas didácticas para promover la participación y autonomía de los estudiantes, ofreciendo un ambiente lúdico y Enseñanza interactiva de la Historia. El diseño del juego está basado en las propuestas de María. Auxiliadora Schmidt (2020), que destaca la importancia del conocimiento histórico para Desarrollar la conciencia y el pensamiento histórico de los estudiantes, ayudándoles a interpretar los pasado y construir una identidad orientada al tiempo. Para ello, el juego utiliza canciones que abordar el tema del cangaço, utilizándolos como fuentes históricas y recursos didácticos que facilitar la comprensión del tema. Este artículo describe el camino metodológico adoptado para la producción del material, desde la fundamentación teórica hasta la construcción del juego, a partir de la El enfoque de Investigación Acción, tal como lo analiza María Amélia Santoro Franco (2005), que enfatiza la integración entre investigación e intervención práctica. Las actividades implican producción del material, los recursos utilizados y la aplicación didáctica con docentes de la educación básica. La evaluación se llevó a cabo a través de cuestionarios y discusiones durante el aplicación, permitiendo ajustes que tienen como objetivo mejorar la mecánica del juego y potenciar la aprendizaje histórico.pt_BR
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