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dc.creator.IDSILVA, G. N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1084596305548280pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Paulo Hígor Duarte de.
dc.contributor.referee1IDSOUZA, P. H. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3617419783978164pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.description.resumoA Lei nº 13.415 de 2017 reformulou as estruturas e a organização curricular do Ensino Médio em todo Brasil, essa reforma estruturou o Ensino em itinerários formativos com a inserção do itinerário formativo técnico para Escolas que ofertam um ensino com curso profissionalizante. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o itinerário formativo técnico das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas do Estado da Paraíba, através das disciplinas empreendedoras intituladas de: Inovação Social e Científica, Intervenção Comunitária e Empresa Pedagógica, que estão dispostas no documento da Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba de 2024. Dessa forma, o nosso trabalho consiste em uma análise de documentos oficiais como a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba, a Diretriz Operacional de 2024, as Leis: nº 11.100; nº 13.010 de 2023; nº 13.415 de 2027; nº 9.394 de 1996; artigos acadêmicos e obras que discutem a relação entre educação e mercado de trabalho. O aporte teórico é fundamentado através do conceito de "capital humano" à luz de Laval (2019) o qual crítica como a sociedade moderna se propõe em mercantilizar a educação, realizando essa ação através da construção de um “currículo flexível”, conceito discutido por Santos e Silva (2022), baseado no conceito de “cultura do novo capitalismo” do sociólogo norte-americano Richard Sennett (2006).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA escola é uma empresa? Uma análise do itinerário formativo técnico na proposta curricular do ensino médio no Estado da Paraíba (2017-2024).pt_BR
dc.date.issued2024-10-16
dc.description.abstractLaw No. 13,415 of 2017 reformed the structures and curricular organization of Secondary Education throughout Brazil. This reform structured education in formative itineraries with the insertion of the technical formative itinerary for schools that offer Education with a Vocational Course. In this regard, the aim of this research is to analyze the Technical Training Itinerary of the Integral Technical Citizen Schools in the state of Paraíba, through the entrepreneurial subjects entitled: Social and Scientific Innovation, Community Intervention and Pedagogical Enterprise, which are set out in the 2023 Paraíba State High School Curriculum Proposal document. In this way, our research consists of an analysis of official documents, such as the Paraíba High School Curriculum Proposal, the 2024 Operational Guideline, Laws No. 11.100; No. 13.010 of 2023; No. 13.415 of 2017; No. 9.394 of 196; academic articles and works that discuss the relationship between education and the labor market. The theoretical framework is based on the concept of ‘human capital’ in the light of Larva (2019), who criticizes how modern society proposes to commercialize education, carrying out this action through the construction of a ‘flexible curriculum’, a concept discussed by Santos and Silva (2022), based on the concept of the ‘culture of the new capitalism’ by American sociologist Richard Sennett (2006).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39141
dc.date.accessioned2024-11-21T19:38:48Z
dc.date.available2024-11-21
dc.date.available2024-11-21T19:38:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectItinerário Técnicopt_BR
dc.subjectEscolas Cidadãs Integrais Técnicas - Paraíbapt_BR
dc.subjectCurrículo - Reformas Educacionaispt_BR
dc.subjectDisciplinas Empreendedoraspt_BR
dc.subjectCapital Humanopt_BR
dc.subjectTechnical Itinerarypt_BR
dc.subjectTechnical Integral Citizen Schools - Paraíbapt_BR
dc.subjectCurriculum - Educational Reformspt_BR
dc.subjectEntrepreneurial Disciplinespt_BR
dc.subjectHuman Capitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Giovana Nunes de Souza.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIs school a company? An analysis of the technical training itinerary in the secondary education curriculum proposal in the State of Paraíba (2017-2024).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Giovana Nunes de Souza. A escola é uma empresa? Uma análise do itinerário formativo técnico na proposta curricular do ensino médio no Estado da Paraíba (2017-2024). 2024. 52 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39141pt_BR
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