Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39065
Title: Relevância da monitoria para a formação acadêmica: relato de experiência.
Other Titles: Relevance of monitoring for academic training: experience report.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Izabel Patrício;
ALVES, Bruna;
SOARES, Flaviana Dávila de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Flaviana Dávila de Sousa Soares
Keywords: Monitoria acadêmica;Enfermagem - monitoria;Docentes de Enfermagem;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Academic monitoring;Nursing - monitoring;Nursing Teachers;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Izabel Patrício; ALVES, Bruna; SOARES, Flaviana Dávila de Sousa. Relevância da monitoria para a formação acadêmica: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39065
???metadata.dc.description.resumo???: A monitoria acadêmica, que há muito tempo é utilizada, pode ser compreendida como um mecanismo capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que colabora tanto para o aprendizado do discente como do docente. Esta, necessita ainda, se adaptar às demandas atuais para que possa assim ofertar aos estudantes novas maneiras de aprender os diversos assuntos (SANTOS E BATISTA, 2015). A monitoria é uma atividade onde oportuniza ao aluno-monitor aproximação com o universo da produção do conhecimento, ampliação de leituras e de acervo, no cenário das discussões da pesquisa acadêmica, além de estimular a formação de um professor pesquisador. Dessa forma, a monitoria é uma atividade de apoio pedagógico que é oferecida aos alunos interessados em aprofundar conteúdos em determinada disciplina, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula. Visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento do conhecimento acadêmico, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação do enfermeiro (HAAG et al., 2008).
Keywords: Monitoria acadêmica
Enfermagem - monitoria
Docentes de Enfermagem
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG
Academic monitoring
Nursing - monitoring
Nursing Teachers
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39065
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfRelevância da monitoria para a formação acadêmica: relato de experiência - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017108.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.