Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38968
Title: O processo de ensino da embriologia humana e suas dificuldades para os cursos de medicina e enfermagem.
Other Titles: The process of teaching human embryology and its difficulties for medicine and nursing courses.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Rodrigo Sousa.
MACIEL, Jefferson Marlon de Medeiros Pereira.
LACERDA NETO, Luiz Jardelino de.
Keywords: Monitoria acadêmica;Embriologia humana;Ensino de embriologia humana;Dificuldades - ensino de embriologia;Revisão integrativa de literatura;Scielo - base de dados;LILACS - base de dados;Google acadêmico;Curso de Bacharelado em Medicina - CFP UFCG;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Academic monitoring;Human embryology;Teaching human embryology;Difficulties - teaching embryology;Integrative literature review;Scielo - database;LILACS - database;Google scholar;Bachelor's Degree in Medicine - CFP UFCG;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Rodrigo Sousa; MACIEL, Jefferson Marlon de Medeiros Pereira; LACERDA NETO, Luiz Jardelino de. O processo de ensino da embriologia humana e suas dificuldades para os cursos de medicina e enfermagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38968
???metadata.dc.description.resumo???: Analisando o processo de ensino-aprendizagem, atualmente, percebe-se maior enfoque direcionado às novas propostas pedagógicas voltadas aos métodos ativos de aprendizagem, distanciando-se da centralidade do livro-texto, na formação do conhecimento pelos alunos e no uso de materiais didáticos inovadores e desafiadores. O objetivo desse estudo é observar na literatura o registro das dificuldades no ensino da Embriologia Humana para os cursos de Medicina e Enfermagem e as novas metodologias encontradas para resolver tais problemas. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada baseando-se em uma abordagem qualitativa, através de uma busca nas bases de dados Google Acadêmico, SciELO e LILACS, nas quais foram encontrados inicialmente 222 artigos dos quais apenas 06 foram selecionados pelos critérios de inclusão e participaram do escopo da revisão. São apresentadas propostas de modelos didáticos dos processos embrionários e de uso de novas tecnologias para abordar tal assunto.
Keywords: Monitoria acadêmica
Embriologia humana
Ensino de embriologia humana
Dificuldades - ensino de embriologia
Revisão integrativa de literatura
Scielo - base de dados
LILACS - base de dados
Google acadêmico
Curso de Bacharelado em Medicina - CFP UFCG
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG
Academic monitoring
Human embryology
Teaching human embryology
Difficulties - teaching embryology
Integrative literature review
Scielo - database
LILACS - database
Google scholar
Bachelor's Degree in Medicine - CFP UFCG
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38968
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 7 - Intervenções e Práticas na Área da Saúde... - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PROCESSO DE ENSINO DA EMBRIOLOGIA HUMANA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfO processo de ensino da embriologia humana e suas dificuldades para os cursos de medicina e enfermagem. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.209.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.