Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38950
Title: | Os desafios da pedagogia no tempo presente. |
Other Titles: | The challenges of pedagogy in the present time. |
???metadata.dc.creator???: | PACHECO, Willyan Ramon de Souza. FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
Keywords: | Filosofia da educação;Monitoria acadêmica;Desafios pedagógicos;Formação docente;Formação docente;Prática docente;Pedagogia no tempo presente;Disciplina Filosofia da Educação - CFP UFCG;Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP UFCG;Philosophy of education;Academic monitoring;Pedagogical challenges;Teacher training;Teacher training;Teaching practice;Pedagogy in the present time;Philosophy of Education Discipline - CFP UFCG;Degree in Pedagogy - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PACHECO, Willyan Ramon de Souza; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Os desafios da pedagogia no tempo presente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38950 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho resulta da nossa experiência e das reflexões que nos propiciou enquanto participantes do programa de monitoria da Universidade Federal de Campina Grande, no projeto de monitoria da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação de Professores, intitulado "Identidade e Formação Docente numa Perspectiva Interdisciplinar", na disciplina Filosofia da Educação, nos períodos 2016.2 e 2017.1, no curso de Pedagogia, dessa universidade. O seu objetivo é problematizar os desafios postos à Pedagogia na contemporaneidade a partir do pensamento filosófico, tendo em vista as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais em marcha a partir das últimas décadas. A sua construção se deu de modo sistemático no âmbito da disciplina, a partir de leituras e discussões acerca do tema Pedagogia, Educação e Filosofia. O seu referencial teórico toma como base o pensamento de autores que direta ou indiretamente pensam a educação contemporânea, tais como: Zygmunt Bauman, Antônio Nóvoa, Edgar Morin e Juan Carlos Tedesco. O trabalho completo que constará todos os resultados obtidos nesse estudo encontra-se em construção, assim concluímos que até o presente momento essas experiências se constituíram como aprendizagens significativas para nosso processo de formação docente. |
Keywords: | Filosofia da educação Monitoria acadêmica Desafios pedagógicos Formação docente Formação docente Prática docente Pedagogia no tempo presente Disciplina Filosofia da Educação - CFP UFCG Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP UFCG Philosophy of education Academic monitoring Pedagogical challenges Teacher training Teacher training Teaching practice Pedagogy in the present time Philosophy of Education Discipline - CFP UFCG Degree in Pedagogy - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38950 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA NO TEMPO PRESENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Os desafios da pedagogia no tempo presente. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 123.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.