Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38926
Title: Relato de experiência ensino e aprendizagem sobre a história da química.
Other Titles: Report on teaching and learning experience on the history of chemistry.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Francisco Sérgio Cesário de.
DUARTE, Yara Natane Lira.
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
Keywords: Monitoria acadêmica;História da química;Química - monitoria;Ensino de química - monitoria;Academic tutoring;History of chemistry;Chemistry - tutoring;Teaching chemistry - tutoring
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Francisco Sérgio Cesário de; DUARTE, Yara Natane Lira; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. Relato de experiência ensino e aprendizagem sobre a história da química. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38926
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho constitui o relato de experiência das atividades desenvolvidas e as contribuições na vida acadêmica dos monitores de história da química adquiridas do semestre 2016.2 no curso de Licenciatura plena em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. No entanto, a monitoria é indispensável para os estudantes em virtude das atividades acadêmicas que de fundamental importância para os discentes tirar as dúvidas assim que surgiram ao longo das aulas persistam após às aulas regulares dos estudantes. Foram desenvolvidas durante a monitoria especialmente o acompanhamento extraclasse dos discentes e visitas ao museu de mineralogia, trabalhou-se a história dos elementos a partir da exposição dos minerais, assim buscando auxiliá-los na aprendizagem dos conteúdos que foram trabalhados pela professora em sala de aula. Logo, percebeu-se que os níveis de aprendizagem dos alunos foram elevados visto que os alunos mostraram muito envolvidos com a história da química além do que esta disciplina foi completada com três monitores e professora mostrou-se preocupada com a aprendizagem dos alunos.
Keywords: Monitoria acadêmica
História da química
Química - monitoria
Ensino de química - monitoria
Academic tutoring
History of chemistry
Chemistry - tutoring
Teaching chemistry - tutoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38926
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATO DE EXPERIÊNCIA ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE A HISTÓRIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfRelato de experiência ensino e aprendizagem sobre a história da química. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.230.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.