Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923
Title: | A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. |
Other Titles: | Monitoring, educational games and information and communication technologies as tools in teaching biochemistry: an experience report. |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Mateus Andrade. ALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa. SILVA, Raquel de Jesus Rocha da. FREITAS, Eder Almeida. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Jogos educacionais;Tecnologias da informação e comunicação;Relato de experiência;Ensino da bioquímica;Bioquímica - ensino;Disciplina Bioquímica - CFP UFCG;Formação docente;Academic tutoring;Educational games;Information and communication technologies;Experience report;Teaching biochemistry;Biochemistry - teaching;Biochemistry subject - CFP UFCG;Teacher training |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Mateus Andrade; ALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa; SILVA, Raquel de Jesus Rocha da; FREITAS, Eder Almeida. A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os jogos educativos e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), aliadas à atividade de monitoria, criam possibilidades para a construção de um processo de ensino- aprendizagem mais eficaz. O uso destes instrumentos proporciona um ambiente saudável e instigador para o desenvolvimento discente. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo tratar do uso de jogo educativos e TICs como ferramentas para o ensino da disciplina Bioquímica. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das atividades de monitoria, entre elas a utilização de um jogo educativo e apresentação de vídeo aula junto aos discentes de Enfermagem da disciplina Bioquímica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Ficou evidente a aceitação e interesse dos estudantes durante a atividade, colaborando para produção de um momento de desenvolvimento da participação ativa, interação e trabalho em equipe. O uso dessas ferramentas na sala de aula permitiu abordar os conhecimentos de forma diferenciada e efetiva, o que resultou no aprendizado do grupo. A monitoria pode ser vista como atividade essencial para uma formação discente completa e aquisição de experiências primordiais para vivência profissional. A existência de um ambiente favorável para a aplicação dessas tecnologias se mostrou imprescindível para utilização e aproveitamento das mesmas. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Jogos educacionais Tecnologias da informação e comunicação Relato de experiência Ensino da bioquímica Bioquímica - ensino Disciplina Bioquímica - CFP UFCG Formação docente Academic tutoring Educational games Information and communication technologies Experience report Teaching biochemistry Biochemistry - teaching Biochemistry subject - CFP UFCG Teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA, OS JOGOS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 395.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.