Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs jogos educativos e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), aliadas à atividade de monitoria, criam possibilidades para a construção de um processo de ensino- aprendizagem mais eficaz. O uso destes instrumentos proporciona um ambiente saudável e instigador para o desenvolvimento discente. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo tratar do uso de jogo educativos e TICs como ferramentas para o ensino da disciplina Bioquímica. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das atividades de monitoria, entre elas a utilização de um jogo educativo e apresentação de vídeo aula junto aos discentes de Enfermagem da disciplina Bioquímica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Ficou evidente a aceitação e interesse dos estudantes durante a atividade, colaborando para produção de um momento de desenvolvimento da participação ativa, interação e trabalho em equipe. O uso dessas ferramentas na sala de aula permitiu abordar os conhecimentos de forma diferenciada e efetiva, o que resultou no aprendizado do grupo. A monitoria pode ser vista como atividade essencial para uma formação discente completa e aquisição de experiências primordiais para vivência profissional. A existência de um ambiente favorável para a aplicação dessas tecnologias se mostrou imprescindível para utilização e aproveitamento das mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923-
dc.date.accessioned2024-11-08T17:19:41Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T17:19:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEnsino da bioquímicapt_BR
dc.subjectBioquímica - ensinopt_BR
dc.subjectDisciplina Bioquímica - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAcademic tutoringpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectTeaching biochemistrypt_BR
dc.subjectBiochemistry - teachingpt_BR
dc.subjectBiochemistry subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Mateus Andrade.-
dc.creatorALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa.-
dc.creatorSILVA, Raquel de Jesus Rocha da.-
dc.creatorFREITAS, Eder Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring, educational games and information and communication technologies as tools in teaching biochemistry: an experience report.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Mateus Andrade; ALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa; SILVA, Raquel de Jesus Rocha da; FREITAS, Eder Almeida. A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA, OS JOGOS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.395.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.