Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38922
Title: | A importância da utilização de metodologias ativas na monitoria: relato de experiência. |
Other Titles: | The importance of using active methodologies in monitoring: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | ROLIM, Alwsca Layane Gonçalves. SILVA, Elaine Cristina Tomás da. ABRANTES, Kennia Sibely Marques de. FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Metodologias ativas - monitoria;Relato de experiência;Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG;Enfermagem - monitoria;Academic monitoring;Active methodologies - monitoring;Experience report;Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG;Nursing - monitoring |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ROLIM, Alwsca Layane Gonçalves; SILVA, Elaine Cristina Tomás da; ABRANTES, Kennia Sibely Marques de; FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga. A importância da utilização de metodologias ativas na monitoria: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38922 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As transformações no acesso à informação exigem que as instituições educativas também busquem inovações no processo ensino-aprendizagem, que objetivem um maior envolvimento do alunado. As metodologias ativas têm se mostrado de grande eficácia nessa busca. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem, enquanto alunas monitoras, sobre a utilização de metodologias ativas durante as atividades de monitoria. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir da utilização de uma metodologia ativa, denominada "Circuito", durante as monitorias da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal de Campina Grande. Resultados: Observou-se que a utilização dessas metodologias incentiva a participação dos estudantes nas monitorias, ao passo que estimula sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico, tornando-o o principal ator no seu processo de aprendizagem. Conclusão: Percebeu-se que as metodologias ativas são importantes para dinamizar o processo educativo, pois permitiu maior interação entre os envolvidos e satisfação de ambas as partes. Assim, as monitorias, também devem ser espaços de construção de saberes coletivos e não apenas de "reforço" para os discentes. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Metodologias ativas - monitoria Relato de experiência Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG Enfermagem - monitoria Academic monitoring Active methodologies - monitoring Experience report Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG Nursing - monitoring |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38922 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A importância da utilização de metodologias ativas na monitoria: relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 217.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.