Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920
Title: | Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. |
Other Titles: | Production of activity videos for learning Libras. |
???metadata.dc.creator???: | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa |
Keywords: | LIBRAS - aprendizagem;Língua Brasileira de Sinais;Produção de vídeos;Vídeos-atividades;Educação especial;Pessoas surdas;LIBRAS - learning;Brazilian Sign Language;Video production;Activity videos;Special education Deaf people |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Língua Brasileira de Sinais é um sistema de comunicação visual-gestual utilizado pelas pessoas surdas do Brasil. Por ser produzida através de movimentos das mãos e do corpo, os registros visuais em vídeo são compreendidos com mais facilidade do que aqueles compostos por imagens impressas. Além disso, o processo de monitoração da mensagem é dificultado à medida que o sinalizante não tem acesso ao que foi comunicado na sua totalidade. Expressões faciais e corporais são perdidas, tendo em vista que apenas as mãos e parte do corpo permanecem no campo de visão da pessoa que produz a mensagem sinalizada. Assim, a produção de vídeos como recurso didático servem tanto para o ensino da Libras quanto para a análise e discussão de aspectos que favorecem a compreensão dos vídeos, bem como na contribuição para a autoavaliação da sinalização e para a compreensão da produção dos colegas monitores. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica que discorre sobre as produções em Libras tendo como autores de referência Marques e Oliveira (2012) e das pesquisas de Quadros e Karnopp (2004). Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa, apresentada na forma de relato de experiências, que evidencia a contribuição da produção de vídeos para o estudo dos gêneros textuais em Língua de Sinais, através de atividades de compreensão, produção e a recriação de textos em Libras; Consideramos que estes vídeos atuam como monitoradores da sinalização, favorecendo observância dos parâmetros básicos que constituem o sinal; ampliam o repertório vocabular e cultural nesta língua e ainda podem ser utilizados como texto para atividades em classes de iniciantes. |
Keywords: | LIBRAS - aprendizagem Língua Brasileira de Sinais Produção de vídeos Vídeos-atividades Educação especial Pessoas surdas LIBRAS - learning Brazilian Sign Language Video production Activity videos Special education Deaf people |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO DE VÍDEOS-ATIVIDADES PARA APRENDIZAGEM DA LIBRAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 465.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.