Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA Língua Brasileira de Sinais é um sistema de comunicação visual-gestual utilizado pelas pessoas surdas do Brasil. Por ser produzida através de movimentos das mãos e do corpo, os registros visuais em vídeo são compreendidos com mais facilidade do que aqueles compostos por imagens impressas. Além disso, o processo de monitoração da mensagem é dificultado à medida que o sinalizante não tem acesso ao que foi comunicado na sua totalidade. Expressões faciais e corporais são perdidas, tendo em vista que apenas as mãos e parte do corpo permanecem no campo de visão da pessoa que produz a mensagem sinalizada. Assim, a produção de vídeos como recurso didático servem tanto para o ensino da Libras quanto para a análise e discussão de aspectos que favorecem a compreensão dos vídeos, bem como na contribuição para a autoavaliação da sinalização e para a compreensão da produção dos colegas monitores. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica que discorre sobre as produções em Libras tendo como autores de referência Marques e Oliveira (2012) e das pesquisas de Quadros e Karnopp (2004). Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa, apresentada na forma de relato de experiências, que evidencia a contribuição da produção de vídeos para o estudo dos gêneros textuais em Língua de Sinais, através de atividades de compreensão, produção e a recriação de textos em Libras; Consideramos que estes vídeos atuam como monitoradores da sinalização, favorecendo observância dos parâmetros básicos que constituem o sinal; ampliam o repertório vocabular e cultural nesta língua e ainda podem ser utilizados como texto para atividades em classes de iniciantes.-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleProdução de vídeos-atividades para aprendizagem da libras.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920-
dc.date.accessioned2024-11-08T16:31:23Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T16:31:23Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLIBRAS - aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectProdução de vídeospt_BR
dc.subjectVídeos-atividadespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas surdaspt_BR
dc.subjectLIBRAS - learningpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subjectVideo productionpt_BR
dc.subjectActivity videospt_BR
dc.subjectSpecial education Deaf peoplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORRÊA, Adriana Moreira de Souza;-
dc.creatorSOUSA, Josefa Martins de;-
dc.creatorBRITO, Nathalia Layanne de Sousa-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of activity videos for learning Libras.pt_BR
dc.identifier.citationCORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUÇÃO DE VÍDEOS-ATIVIDADES PARA APRENDIZAGEM DA LIBRAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfProdução de vídeos-atividades para aprendizagem da libras - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017465.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.