Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866
Title: | Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. |
Other Titles: | Reflections on monitoring: an opportunity for critical-intellectual improvement. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Cryslanny de Souza Maciel e. SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e. VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Disciplina Enfermagem Clínica I - CFP UFCG;Enfermagem Clínica I - CFP UFCG;Academic monitoring;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG;Clinical Nursing I - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Cryslanny de Souza Maciel e; SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e; VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Introdução: a monitoria é caracterizada como uma atividade de apoio pedagógico disponibilizada para os alunos que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos referentes à disciplina estudada. Objetivo: o presente artigo visa realizar uma reflexão acerca da importância da prática da monitoria como oportunidade de aperfeiçoamento crítico-pessoal além de ressaltar a importância do desenvolvimento desse programa, uma vez que o acompanhamento das aulas teórico-práticas e auxílio aos discentes promovem grande satisfação pessoal e propicia o desenvolvimento acadêmico. Método: Trata-se de um estudo descritivo reflexivo, que foi construído a partir da vivência das discentes durante a realização das atividades de monitoria referente à disciplina Enfermagem Clínica I no período 2016.1 e 2016.2. No que diz respeito às atividades teórico-práticas, estas são realizadas na Atenção Primária, por meio de visitas domiciliares e na Atenção Secundária, no setor de clínica médica de um hospital geral. Resultados: a monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao aluno que por ela opta, uma vez que é possível rever todas as informações pertencentes à disciplina ao longo da execução das atividades fazendo com que o aluno adquira maior autonomia, segurança e aprimoramento no desempenho das suas atividades. Conclusão: Depreende-se que a monitoria acadêmica configura-se como uma importante atividade exercida pelo monitor, através da aquisição do aprendizado para a prática da docência e do ensino, caracterizada por um processo mútuo de troca de conhecimento. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG Disciplina Enfermagem Clínica I - CFP UFCG Enfermagem Clínica I - CFP UFCG Academic monitoring Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG Clinical Nursing I - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES ACERCA DA MONITORIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 178.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.