Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoIntrodução: a monitoria é caracterizada como uma atividade de apoio pedagógico disponibilizada para os alunos que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos referentes à disciplina estudada. Objetivo: o presente artigo visa realizar uma reflexão acerca da importância da prática da monitoria como oportunidade de aperfeiçoamento crítico-pessoal além de ressaltar a importância do desenvolvimento desse programa, uma vez que o acompanhamento das aulas teórico-práticas e auxílio aos discentes promovem grande satisfação pessoal e propicia o desenvolvimento acadêmico. Método: Trata-se de um estudo descritivo reflexivo, que foi construído a partir da vivência das discentes durante a realização das atividades de monitoria referente à disciplina Enfermagem Clínica I no período 2016.1 e 2016.2. No que diz respeito às atividades teórico-práticas, estas são realizadas na Atenção Primária, por meio de visitas domiciliares e na Atenção Secundária, no setor de clínica médica de um hospital geral. Resultados: a monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao aluno que por ela opta, uma vez que é possível rever todas as informações pertencentes à disciplina ao longo da execução das atividades fazendo com que o aluno adquira maior autonomia, segurança e aprimoramento no desempenho das suas atividades. Conclusão: Depreende-se que a monitoria acadêmica configura-se como uma importante atividade exercida pelo monitor, através da aquisição do aprendizado para a prática da docência e do ensino, caracterizada por um processo mútuo de troca de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleReflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866-
dc.date.accessioned2024-11-07T10:29:13Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-07T10:29:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectCurso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Enfermagem Clínica I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEnfermagem Clínica I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Nursing - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectClinical Nursing I - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cryslanny de Souza Maciel e.-
dc.creatorSILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e.-
dc.creatorVÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on monitoring: an opportunity for critical-intellectual improvement.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cryslanny de Souza Maciel e; SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e; VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLEXÕES ACERCA DA MONITORIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfReflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017178.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.