Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPrimeiros Socorros podem ser definidos por um atendimento imediato a uma pessoa que necessite de cuidados, no qual pode ser realizado por qualquer pessoa da população que tenha conhecimentos teóricos e práticos para realizar as manobras e técnicas corretas. O principal objetivo do atendimento inicial é a redução de sequelas e uma maior sobrevida da vítima (ALVARO FILHO et al., 2015). A falta de conhecimentos da população e em especial de estudantes pode trazer consequências e sequelas se o atendimento não for realizado de forma adequada devido a uma manipulação incorreta, pânico no momento do ocorrido, o que torna perceptível a importância de primeiros socorros para o treinamento em atender as vítimas (MARQUES et al., 2014). Nesse sentido, a realização de simulações durante a disciplina de Primeiros Socorros tem grande importância como metodologia para o ensino nos cursos de saúde e na enfermagem, de forma que promove um maior aprendizado aliado ao conteúdo teórico focado no aluno e com o apoio de um professor em um ambiente adequado. O discente e o docente caminham juntos no processo de interação e construção de conhecimentos relacionados a situações de emergência e urgência cotidiana. As práticas formais no qual só o professor ensina, deve levar em consideração o ensino aprendizagem no modelo dinâmico em que o aluno deixa apenas de ser um receptor e começa a ser ativo e participativo na aprendizagem (ROSA et al., 2017). Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a participação das monitoras da disciplina de Primeiros Socorros durante o planejamento das simulações realizadas pelos alunos que retrataram situações de emergência da vida cotidiana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titlePráticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865-
dc.date.accessioned2024-11-07T10:25:58Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-07T10:25:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPrimeiros socorros - disciplina - CFPpt_BR
dc.subjectDisciplina de primeiros socorros - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectCurso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectFirst aid - subject - CFPpt_BR
dc.subjectFirst aid subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Nursing - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Irislândia de Oliveira.-
dc.creatorHOLANDA, Geane Sara de.-
dc.creatorABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring practices in the first aid discipline: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Irislândia de Oliveira; HOLANDA, Geane Sara de; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Práticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfPráticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017100.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.