Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862
Title: | A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. |
Other Titles: | Monitoring in the teacher training process: a brief discussion. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Andressa Sarmento da; SILVA, Micaelle Amancio da. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Formação docente - monitoria;Programa Primeiros Passos Rumo à Prática Docente - CFP UFCG;Disciplina Estágio Curricular Supervisionado I - Geografia - CFP UFCG;Academic monitoring;Teacher training - monitoring;First Steps Towards Teaching Practice Program - CFP UFCG;Subject Supervised Curricular Internship I - Geography - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Andressa Sarmento da; SILVA, Micaelle Amancio da. A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria tem papel importante na formação docente, pois permite ao aluno monitor ter uma maior aproximação com atividade docente. Segundo Natário e Santos (2010) a monitoria possui como finalidade a melhoria da formação profissional e seu desenvolvimento, obtendo um aprimoramento no que diz respeito à qualificação do ensino, e uma maior inserção teórica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em suas atividades, com isso os programas de monitoria proporcionam uma maior interação e experiência acadêmica na vida do graduando. O Programa de Monitoria Acadêmica tem proporcionado tanto o aprendizado como a prática na Universidade, contribuindo assim para o processo da formação docente. Para Lima e Corrêa (2008) o exercício da monitoria não é só possuir um certificado ou contabilização de pontos, mas sim uma experiência produtiva e encorajadora com a possibilidade de vivenciar, de certa forma, a docência. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo abordar e fazer uma reflexão sobre a experiência da monitoria e sua relevância na formação docente. A referida atividade fazia parte do programa "Primeiros Passos: Rumo a Prática Docente" do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvida no período letivo de 2015.2, com a turma de Estágio Curricular Supervisionado I, do 6° período noturno do curso de Licenciatura em Geografia, sob a orientação da Professora Micaelle Amancio, a turma contava com um total de 20 alunos. A disciplina de Estágio I é, para a maioria dos alunos da graduação enquanto professores, o primeiro contato com a escola, seu futuro campo de atuação. A monitoria nessa disciplina se faz importante, pois permite uma troca de experiências entre os alunos e o monitor (a), que já vivenciou essa prática e pode contribuir com suas experiências. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Formação docente - monitoria Programa Primeiros Passos Rumo à Prática Docente - CFP UFCG Disciplina Estágio Curricular Supervisionado I - Geografia - CFP UFCG Academic monitoring Teacher training - monitoring First Steps Towards Teaching Practice Program - CFP UFCG Subject Supervised Curricular Internship I - Geography - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. - III Encontro de Monitoramento CFP UFCG 2017 | 172.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.