Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA monitoria tem papel importante na formação docente, pois permite ao aluno monitor ter uma maior aproximação com atividade docente. Segundo Natário e Santos (2010) a monitoria possui como finalidade a melhoria da formação profissional e seu desenvolvimento, obtendo um aprimoramento no que diz respeito à qualificação do ensino, e uma maior inserção teórica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em suas atividades, com isso os programas de monitoria proporcionam uma maior interação e experiência acadêmica na vida do graduando. O Programa de Monitoria Acadêmica tem proporcionado tanto o aprendizado como a prática na Universidade, contribuindo assim para o processo da formação docente. Para Lima e Corrêa (2008) o exercício da monitoria não é só possuir um certificado ou contabilização de pontos, mas sim uma experiência produtiva e encorajadora com a possibilidade de vivenciar, de certa forma, a docência. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo abordar e fazer uma reflexão sobre a experiência da monitoria e sua relevância na formação docente. A referida atividade fazia parte do programa "Primeiros Passos: Rumo a Prática Docente" do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvida no período letivo de 2015.2, com a turma de Estágio Curricular Supervisionado I, do 6° período noturno do curso de Licenciatura em Geografia, sob a orientação da Professora Micaelle Amancio, a turma contava com um total de 20 alunos. A disciplina de Estágio I é, para a maioria dos alunos da graduação enquanto professores, o primeiro contato com a escola, seu futuro campo de atuação. A monitoria nessa disciplina se faz importante, pois permite uma troca de experiências entre os alunos e o monitor (a), que já vivenciou essa prática e pode contribuir com suas experiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862-
dc.date.accessioned2024-11-06T19:30:44Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2024-11-06T19:30:44Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectFormação docente - monitoriapt_BR
dc.subjectPrograma Primeiros Passos Rumo à Prática Docente - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Estágio Curricular Supervisionado I - Geografia - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectTeacher training - monitoringpt_BR
dc.subjectFirst Steps Towards Teaching Practice Program - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectSubject Supervised Curricular Internship I - Geography - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Andressa Sarmento da;-
dc.creatorSILVA, Micaelle Amancio da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring in the teacher training process: a brief discussion.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Sarmento da; SILVA, Micaelle Amancio da. A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. - III Encontro de Monitoramento CFP UFCG 2017172.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.