Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331908221553960pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Professor Dr. Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA JÚNIOR, Josué Barreto da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA JÚNIOR, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622535206214469pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa faz parte do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo (LEGECAMPO) que aborda as atividades do PRP na formação do licenciando do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo da UFCG/CDSA. A referida pesquisa, tem por objetivo verificar de que forma as atividades realizadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica contribuem na formação do licenciado em Educação do Campo. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativa, com o uso do questionário como instrumento de coleta de dados, criado na plataforma do (Google forms) de forma online, e compartilhado através do aplicativo (WhatsApp). Os resultados obtidos na pesquisa revelaram a importância do PRP na formação profissional dos residentes, e também na aproximação com o ambiente escolar e a gestão, oportunizando entender como são as demandas que um docente enfrenta no dia dia. Por meio dessa pesquisa foi possível perceber a importância do PRP para a formação desses futuros docentes d a Educação do Campo, e que possibilitou auxiliar tanto na criação de estratégias pedagógicas quanto na compreensão das especificidades da educação do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleA importância do Programa Residência Pedagógica na formação do(a) licenciado(a) em Educação do Campo da UFCG.pt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the Laboratory for Geography Teaching and Countryside Education (LEGECAMPO), which addresses PRP activities in the training of undergraduates in the Interdisciplinary Countryside Education Program at U FCG/CDSA. The research aims to verify how the activities carried out within the Pedagogical Residency Program contribute to the training of countryside education undergraduates. The methodology used was a qualitative approach with a descriptive and interpr etative nature, using a questionnaire as a data collection instrument. This questionnaire was created online through Google Forms and shared via WhatsApp. The results of the research revealed the importance of the PRP in the professional training of the re sidents and in bringing them closer to the school environment and management, providing an opportunity to understand the demands that a teacher faces daily. Through this research, it was possible to perceive the significance of the PRP in the training of t hese future countryside education teachers, as it helped to support both the creation of pedagogical strategies and the understanding of the specificities of countryside education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38854-
dc.date.accessioned2024-11-06T13:32:15Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2024-11-06T13:32:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica Educação do Campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campo UFCGpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação docente Educação do Campopt_BR
dc.subjectLicenciados em Educação do Campo UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program in Rural Educationpt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Rural Education at UFCGpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Training in Rural Educationpt_BR
dc.subjectGraduates in Rural Education at UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Luclécia Martins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the Pedagogical Residency Program in the training of graduates in Rural Education at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Luclécia Martins. A importância do Programa Residência Pedagógica na formação do(a) licenciado(a) em Educação do Campo da UFCG. 2024. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38854pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCLÉCIA MARTINS PEREIRA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfLuclécia Martins Pereira. - TCC LECAMPO CDSA 20241.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.