Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38839
Title: Portfólio: formação itinerante.
Other Titles: Portfolio: itinerant training.
???metadata.dc.creator???: Sousa, Elizângela Nunes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Melânia Nóbrega Pereira de.
Keywords: Identidade docente;Professores de Sociologia;Portfólio;Formação docente - Sociologia;Professores de Sociologia;Reforma do Ensino Médio Brasileiro 2017;Reformas educacionais;Identidades;Neoliberalismo e educação;Teacher identity;Sociology teachers;Teacher training - Sociology;Sociology teachers;Brazilian High School Reform 2017;Educational reforms;Identities;Neoliberalism and education;Ensino de Sociologia;Teaching Sociology
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Elizângela Nunes de. Portfólio: Formação itinerante. 12.f 2024. Produto pedagógico (Mestrado em Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38839
???metadata.dc.description.resumo???: Pauta: Formação continuada itinerante. Temática: A construção da identidade docente e seus desafios em tempos neoliberais. Publico alvo: Professores de Sociologia do Ensino Médio. Objetivo: Compreender como as interferências econômicas são responsáveis por alterar as percepções identitárias docentes através de reformas pedagógicas, considerando os impactos promovidos pela reforma do ensino médio de 2017. Objetivos específicos: Analisar as motivações ideológicas que surgem como impulsionadoras para a adoção da pedagogia das competências e seu caráter social e histórico; Compreender a relevância dos professores e professoras como sujeitos de sua própria identidade, autonomia e consciência comunitária educativa; Analisar os aspectos ideológicos e mercadológicos envolvidos nas propostas de reformas educacionais baseadas no discurso neoliberal.
Keywords: Identidade docente
Professores de Sociologia
Portfólio
Formação docente - Sociologia
Professores de Sociologia
Reforma do Ensino Médio Brasileiro 2017
Reformas educacionais
Identidades
Neoliberalismo e educação
Teacher identity
Sociology teachers
Teacher training - Sociology
Sociology teachers
Brazilian High School Reform 2017
Educational reforms
Identities
Neoliberalism and education
Ensino de Sociologia
Teaching Sociology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38839
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - PRODUTOS PEDAGÓGICOS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZÂNGELA NUNES SOUSA - PORTFOLIO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfElizângela Nunes Sousa - Portfolio PROFSOCIO CDSA 20244.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.