Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38839
Title: | Portfólio: formação itinerante. |
Other Titles: | Portfolio: itinerant training. |
???metadata.dc.creator???: | Sousa, Elizângela Nunes |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Farias, Melânia Nóbrega Pereira de. |
Keywords: | Identidade docente;Professores de Sociologia;Portfólio;Formação docente - Sociologia;Professores de Sociologia;Reforma do Ensino Médio Brasileiro 2017;Reformas educacionais;Identidades;Neoliberalismo e educação;Teacher identity;Sociology teachers;Teacher training - Sociology;Sociology teachers;Brazilian High School Reform 2017;Educational reforms;Identities;Neoliberalism and education;Ensino de Sociologia;Teaching Sociology |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Elizângela Nunes de. Portfólio: Formação itinerante. 12.f 2024. Produto pedagógico (Mestrado em Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38839 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Pauta: Formação continuada itinerante. Temática: A construção da identidade docente e seus desafios em tempos neoliberais. Publico alvo: Professores de Sociologia do Ensino Médio. Objetivo: Compreender como as interferências econômicas são responsáveis por alterar as percepções identitárias docentes através de reformas pedagógicas, considerando os impactos promovidos pela reforma do ensino médio de 2017. Objetivos específicos: Analisar as motivações ideológicas que surgem como impulsionadoras para a adoção da pedagogia das competências e seu caráter social e histórico; Compreender a relevância dos professores e professoras como sujeitos de sua própria identidade, autonomia e consciência comunitária educativa; Analisar os aspectos ideológicos e mercadológicos envolvidos nas propostas de reformas educacionais baseadas no discurso neoliberal. |
Keywords: | Identidade docente Professores de Sociologia Portfólio Formação docente - Sociologia Professores de Sociologia Reforma do Ensino Médio Brasileiro 2017 Reformas educacionais Identidades Neoliberalismo e educação Teacher identity Sociology teachers Teacher training - Sociology Sociology teachers Brazilian High School Reform 2017 Educational reforms Identities Neoliberalism and education Ensino de Sociologia Teaching Sociology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Sociologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38839 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - PRODUTOS PEDAGÓGICOS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIZÂNGELA NUNES SOUSA - PORTFOLIO PROFSOCIO CDSA 2024.pdf | Elizângela Nunes Sousa - Portfolio PROFSOCIO CDSA 2024 | 4.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.