Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38816
Title: A monitoria na formação docente: relatos de experiência das potencialidades e dificuldades na disciplina metodologia científica.
Other Titles: Monitoring in teacher training: experience reports on the potential and difficulties in the scientific methodology discipline.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Alessandra Santos.
SOARES, Ailmo Xavier.
SILVA, Josué Pereira da.
Keywords: Disciplina Metodologia Científica - CFP UFCG;Monitoria;Formação docente;Metodologia Científica - monitoria;Relato de experiência;Scientific Methodology Subject - CFP UFCG;Monitoring;Teacher training;Scientific Methodology - monitoring;Experience report
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Alessandra Santos; SOARES, Ailmo Xavier; SILVA, Josué Pereira da. A monitoria na formação docente: relatos de experiência das potencialidades e dificuldades na disciplina metodologia científica. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38816
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise da monitoria da disciplina Metodologia Cientifica, a partir dos resultados apresentados pelos monitores egressos dos períodos diurnos e matutinos. O diálogo para a construção de saberes na perspectiva da monitoria nos períodos 2015.1, 2015.2, 2016.1 e 2016.2 possibilitará compreender a dinâmica e a organização desta disciplina no processo de ensino e aprendizagem para a formação docente no campo da ciência geográfica. Os objetivos específicos são: identificar as contribuições da monitoria no processo de formação docente. Apresentar as dificuldades da monitoria na disciplina de Metodologia Científica e promover um debate sobre a participação dos alunos/as no programa de monitoria. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho pautou-se na revisão bibliográfica de artigos, teses, relatórios de estágios e etc. pode-se concluir que o programa de monitoria na disciplina de Metodologia Científica é importante por promover um aprendizado mútuo entre alunos e monitor. Dessa forma, a participação em vivências e experiências em sala de aula contribui no aperfeiçoamento do conhecimento e das práxis do ensino.
Keywords: Disciplina Metodologia Científica - CFP UFCG
Monitoria
Formação docente
Metodologia Científica - monitoria
Relato de experiência
Scientific Methodology Subject - CFP UFCG
Monitoring
Teacher training
Scientific Methodology - monitoring
Experience report
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38816
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA monitoria na formação docente: relatos de experiência das potencialidades e dificuldades na disciplina metodologia científica. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.373.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.