Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, E. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4191-1292pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6727443660180408pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Paula Almeida de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8559-3498pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212pt_BR
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1385-6671pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada trata-se de um processo investigativo voltado a compreensão sobre a formação continuada de professores e professoras de Ciências Humanas e Sociais, ofertada pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Ela se propõe analisar como a formação continuada em serviço impacta na construção da identidade docente, especialmente no que tange aos professores de Sociologia do ensino médio e observa ainda como as interferências nas políticas públicas relacionadas a essa ação foram influenciadas pelas mudanças promovidas pelas reformas educacionais de cunho pedagógico e administrativo. De caráter qualitativo, seu desenvolvimento apresenta as ações metodológicas descritivas necessárias para a sua condução, considerando como problemática central o estudo sobre os meios de organização e construção da identidade docente, o que promoveu a utilização de técnicas e métodos de investigação que pudessem ser inseridos em meio aos hábitos culturais dos agentes sociais envolvidos, entre elas estão, a investigação por meio de entrevistas, observações e pesquisas de campo para a coleta de dados, assim como, a contextualização dos espaços geográficos, culturais e sociais que cedem palco para o desenvolvimento de análises científicas intrínsecas ao desenvolvimento deste trabalho. No que concerne a pesquisa de campo, participaram deste trabalho professores e professoras de Sociologia do ensino Médio, que lecionam nas escolas que encontram-se inseridas na Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRE SAP). Para corroborar com as discussões teóricas, entre as diversas contribuições, foram utilizados autores como Maurice Tardif, Miguel Arroyo, António Nóvoa, Circe Bittencourt e Christian Laval, com análises sobre as interferências ideológicas capitalistas em âmbito escolar e educacional relacionado ao desenvolvimento da lei nº 13.415/2017 responsável por alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) e estabelecer uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, definindo uma nova organização curricular que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes: os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Considerando como relevância, a presente pesquisa se debruça sobre o trabalho docente e o vê como parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros de uma sociedade são preparados para a participação na vida social demonstrando que a educação se configura como um fenômeno social e universal, constatando assim, que as relações sociais existentes na sociedade não são estáticas, imutáveis ou estabelecidas como vitalícias. Elas são orgânicas e latentes, uma vez que se materializam pela ação humana na vida social. Em função destes aspectos, ao final da pesquisa encontra-se descrito os resultados e suas análises obtidos através dos movimentos de pesquisa de campo e demais observações a respeito da identidade docente dos profissionais envolvidos bem como os impactos promovidos pelas reformas educacionais na auto percepção desses docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleRepensando o novo ensino médio, a formação e o processo de construção da identidade docente entre professores e professoras de Sociologia a partir de uma proposta de intervenção didática.pt_BR
dc.date.issued2024-09-27-
dc.description.abstractThe research presented here is an investigative process aimed at understanding the continuing education of teachers of Humanities and Social Sciences offered by the Educational’s Department of Pernambuco. It analyses in which way the continuing education has an effect on the construction of teacher’s identity, and it perceives public policies, especially when it comes to high school sociology teachers, as it investigates yet how the economic system intervenes in the public policies related to this action were guided by the pedagogical reforms in education and administrative changes. As a qualitative nature, this project itself introduces descriptive methodological actions crucial to its development, taking into account a central problem: the study towards the means of organization and construction of the teacher’s identity, which used techniques and research methods inserted in the midst of the cultural habits of the social agents related, among them, the investigation through interviews, observations and field research for data collection, as well as the contextualization of the geographic, cultural and social spaces that provide a stage for the development of scientific analyses intrinsic to the development of this work. Regarding field research, high school Sociology teachers wrwe interviewed in this work, they who teach in schools that are part of the Regional Education Management of Sertão do Alto Pajeú (GRE SAP). To corroborate to the theoretical discussions, among the several contributions, authors such as Maurice Tardif, Miguel Arroyo, António Nóvoa, Circe Bittencourt and Christian Laval were discussed, as well as the analyses on the ideological capitalist interferences in the school and educational context related to the development of law no. 13,415/2017 responsible for amending the Law of Guidelines and Bases of National Education (9,394/96) and establishing changes in the structure of secondary education, increasing the minimum time of the student in school from 800 hours to 1,000 hours per year, defining a new curricular organization that contemplates a Common National Curricular Base (BNCC) and the offer of different possibilities of choices to students: the formative itineraries, focusing on the areas of knowledge and technical and professional training. Considering its relevance, this research focuses on teaching and is view as an essential part of the global educational process through which members of a society are prepared to engage in social life, that education is arranged as a social and universal phenomenon, thus confirming that the social relations existing in society are not static, immutable or established as lifelong. They are organic and latent, since they materialized by human action in social life. Due to these aspects, by the end of the research, the results and their analyzes obtained through field research actions and other observations regarding the teaching identity of the professionals involved are described, as well as the impacts promoted by educational reforms on the self-perception of these teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38779-
dc.date.accessioned2024-10-31T18:32:40Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-10-31T18:32:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectProfessores de Sociologiapt_BR
dc.subjectIntervenção didáticapt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectFormação de professores de sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professores – Pernambuco.pt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectSociology teacherspt_BR
dc.subjectDidactic interventionpt_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectSociology teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Elizângela Nunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRethinking the new secondary education, training and the process of constructing teaching identity among Sociology teachers based on a proposal for didactic intervention.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Elizângela Nunes. Repensando o novo ensino médio, a formação e o processo de construção da identidade docente entre professores e professoras de Sociologia a partir de uma proposta de intervenção didática. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38779pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZÂNGELA NUNES SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024..pdfElizângela Nunes Sousa - Dissertação Profsocio CDSA 2024.3.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.