Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759
Title: | A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. |
Other Titles: | The construction of meaningful learning in the teaching of plant systematics. |
???metadata.dc.creator???: | QUARESMA, Aclébia Alves. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA, Maria do Socorro. |
Keywords: | Aprendizagem significativa;Sistemática vegetal;Monitoria;Teoria da aprendizagem;Conhecimento prévio;Ensino da sistemática vegetal;Disciplina Sistemática de Fanerógamas - CFP UFCG;Meaningful learning;Plant systematics;Monitoring;Learning theory;Prior knowledge;Teaching plant systematics;Discipline Systematics of Phanerogams - CFP UFCG |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUARESMA, Aclébia Alves; PEREIRA, Maria do Socorro. A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nas últimas décadas tem-se prezado por um ensino inovador que fuga do tradicionalismo e corrobore para um processo ensino aprendizagem que se distancie do algo apenas mecânico. Para tal são discutidas algumas teorias educacionais como a aprendizagem significativa de David Ausubel onde a mesma ocorre quando uma nova informação se relaciona com outra já existente na estrutura cognitiva do aprendiz e esses dois conhecimentos, o novo e o antigo, é ressignificado formando um terceiro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas durante a monitoria da disciplina Sistemática de Fanerógamas que colaboram para a construção de uma aprendizagem significativa. Em aulas práticas e horário de monitoria os alunos foram auxiliados para a realização de procedimentos de prensagem de material botânico onde utilizou-se prensa de madeira, cordão e folhas de jornal, ainda, placas de Petri, lâmina de vidro, lâmina cortante, seringas, pinça e estereomicroscópio para análise morfológica das espécimes e posterior reconhecimento das famílias de acordo com chave de identificação. Durante as atividades os alunos foram estimulados a resgatarem conhecimentos prévios, de Morfologia Vegetal, e os mesmos deram respostas positivas quando lembravam nome das estruturas e até diferenciando-as dos demais tipos, posteriormente associando as estruturas do vegetal aos respectivos representantes de famílias estudadas. Assim fica evidente a importância da monitoria como melhoria para o processo ensino-aprendizagem e na formação do indivíduo construtor do conhecimento. |
Keywords: | Aprendizagem significativa Sistemática vegetal Monitoria Teoria da aprendizagem Conhecimento prévio Ensino da sistemática vegetal Disciplina Sistemática de Fanerógamas - CFP UFCG Meaningful learning Plant systematics Monitoring Learning theory Prior knowledge Teaching plant systematics Discipline Systematics of Phanerogams - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759 |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 235.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.