Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Maria do Socorro.-
dc.description.resumoNas últimas décadas tem-se prezado por um ensino inovador que fuga do tradicionalismo e corrobore para um processo ensino aprendizagem que se distancie do algo apenas mecânico. Para tal são discutidas algumas teorias educacionais como a aprendizagem significativa de David Ausubel onde a mesma ocorre quando uma nova informação se relaciona com outra já existente na estrutura cognitiva do aprendiz e esses dois conhecimentos, o novo e o antigo, é ressignificado formando um terceiro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas durante a monitoria da disciplina Sistemática de Fanerógamas que colaboram para a construção de uma aprendizagem significativa. Em aulas práticas e horário de monitoria os alunos foram auxiliados para a realização de procedimentos de prensagem de material botânico onde utilizou-se prensa de madeira, cordão e folhas de jornal, ainda, placas de Petri, lâmina de vidro, lâmina cortante, seringas, pinça e estereomicroscópio para análise morfológica das espécimes e posterior reconhecimento das famílias de acordo com chave de identificação. Durante as atividades os alunos foram estimulados a resgatarem conhecimentos prévios, de Morfologia Vegetal, e os mesmos deram respostas positivas quando lembravam nome das estruturas e até diferenciando-as dos demais tipos, posteriormente associando as estruturas do vegetal aos respectivos representantes de famílias estudadas. Assim fica evidente a importância da monitoria como melhoria para o processo ensino-aprendizagem e na formação do indivíduo construtor do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759-
dc.date.accessioned2024-10-30T13:21:00Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T13:21:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSistemática vegetalpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimento préviopt_BR
dc.subjectEnsino da sistemática vegetalpt_BR
dc.subjectDisciplina Sistemática de Fanerógamas - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectPlant systematicspt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectLearning theorypt_BR
dc.subjectPrior knowledgept_BR
dc.subjectTeaching plant systematicspt_BR
dc.subjectDiscipline Systematics of Phanerogams - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUARESMA, Aclébia Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of meaningful learning in the teaching of plant systematics.pt_BR
dc.identifier.citationQUARESMA, Aclébia Alves; PEREIRA, Maria do Socorro. A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfA construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.235.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.