Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748
Title: Recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana.
Other Titles: Computational resources in the teaching-learning process in the monitoring of the human anatomy discipline.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LAMEIRA, Allan Pablo N.
Keywords: Recursos computacionais - ensino;Monitoria - CFP UFCG;Processo de ensino-aprendizagem;Disciplina Anatomia Humana - CFP UFCG;Atlas interativo de anatomia humana Netter 3.0;BrainVoyager Brain Tutor;Computing resources - teaching;Monitoring - CFP UFCG;Teaching-learning process;Human Anatomy Subject - CFP UFCG;Netter 3.0 Interactive Human Anatomy Atlas
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do; LAMEIRA, Allan Pablo N. Recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de ensino-aprendizagem é algo que vem sendo discutido há décadas pelos estudiosos da educação. Assim, independente da área ou finalidade do ensino, este processo sofre influência de vários fatores, sejam eles de cunho pessoal, social ou econômico. Evidentemente esses problemas do ramo educacional também podem ser encontrados no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de anatomia humana, porém, com alguns agravos: a utilização de cadáveres, materiais de alto custo, falta de ambientes adequados, antipatia de muitos alunos com peças reais, entre outros. A presente proposta visa avaliar, através de questionário estruturado, a utilização de recursos computacionais nesse processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana, sendo utilizado como ferramentas de estudo os softwares Atlas Interativo de Anatomia Humana Netter 3.0 e o BrainVoyager Brain Tutor. Além disso, avaliamos a visão dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que é possível estabelecer uma nova metodologia de ensino para a disciplina de Anatomia Humana através da utilização de recursos computacionais, servindo de modelo para o ensino-aprendizado das demais disciplinas, mediante adaptação conforme a necessidade destas.
Keywords: Recursos computacionais - ensino
Monitoria - CFP UFCG
Processo de ensino-aprendizagem
Disciplina Anatomia Humana - CFP UFCG
Atlas interativo de anatomia humana Netter 3.0
BrainVoyager Brain Tutor
Computing resources - teaching
Monitoring - CFP UFCG
Teaching-learning process
Human Anatomy Subject - CFP UFCG
Netter 3.0 Interactive Human Anatomy Atlas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência Educação e Suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfRecursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016484.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.