Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LAMEIRA, Allan Pablo N.-
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem é algo que vem sendo discutido há décadas pelos estudiosos da educação. Assim, independente da área ou finalidade do ensino, este processo sofre influência de vários fatores, sejam eles de cunho pessoal, social ou econômico. Evidentemente esses problemas do ramo educacional também podem ser encontrados no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de anatomia humana, porém, com alguns agravos: a utilização de cadáveres, materiais de alto custo, falta de ambientes adequados, antipatia de muitos alunos com peças reais, entre outros. A presente proposta visa avaliar, através de questionário estruturado, a utilização de recursos computacionais nesse processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana, sendo utilizado como ferramentas de estudo os softwares Atlas Interativo de Anatomia Humana Netter 3.0 e o BrainVoyager Brain Tutor. Além disso, avaliamos a visão dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que é possível estabelecer uma nova metodologia de ensino para a disciplina de Anatomia Humana através da utilização de recursos computacionais, servindo de modelo para o ensino-aprendizado das demais disciplinas, mediante adaptação conforme a necessidade destas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleRecursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748-
dc.date.accessioned2024-10-29T18:36:55Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2024-10-29T18:36:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRecursos computacionais - ensinopt_BR
dc.subjectMonitoria - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDisciplina Anatomia Humana - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAtlas interativo de anatomia humana Netter 3.0pt_BR
dc.subjectBrainVoyager Brain Tutorpt_BR
dc.subjectComputing resources - teachingpt_BR
dc.subjectMonitoring - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectHuman Anatomy Subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectNetter 3.0 Interactive Human Anatomy Atlaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComputational resources in the teaching-learning process in the monitoring of the human anatomy discipline.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paulo Frassinetti Delfino do; LAMEIRA, Allan Pablo N. Recursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38748pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência Educação e Suas Tecnologias - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfRecursos computacionais no processo ensino-aprendizagem na monitoria da disciplina de anatomia humana. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016484.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.