Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSilva, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519503143492742pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanallda Dantas Nóbrega.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como seu principal objetivo enfatizar a importância da aprendizagem ativa e significativa dos conceitos geográficos através do desenvolvimento da Cultura Maker, utilizando as ferramentas digitais como apoio no estímulo à criatividade dos alunos no ensino de Geografia. Utilizar de metodologias que coloquem o aluno no centro da construção do saber, onde é promovido sua autonomia e o trabalho em equipe estimulando a colaboração com toda a sala. Tendo a turma do 8° dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EEEF Monsenhor João Milanês, em Cajazeiras - PB. Nesta perspectiva, este trabalho busca avaliar o impacto da Cultura Maker na aprendizagem dos mesmos, com foco na educação geográfica e em compreender como os alunos concebem a relação homem-meio, incentivando sua autonomia e protagonismo, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Para isso, a abordagem adotada de forma qualitativa possibilita a análise em um contexto amplo, promovendo uma reflexão coletiva sobre o tema em questão, com foco na Pesquisa-Ação-Participativa (PAP). Essa metodologia permite a participação ativa dos sujeitos pesquisados e do pesquisador, sendo caracterizada como descritiva. Assim, a utilização dessa abordagem se apresenta de forma positiva envolvendo todos os alunos proporcionando uma compreensão do espaço geográfico de forma contextualizada para efetivação de uma formação cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleMetodologias ativas e a cultura Maker na educação geográfica: uma abordagem inovadora para o aprendizado ativo e significativo.pt_BR
dc.date.issued2024-07-11-
dc.description.abstractThis work aims to emphasize the importance of active and meaningful learning of geographic concepts through the development of Maker Culture, using digital tools to stimulate students' creativity in teaching Geography. Using methodologies that place the student at the center of knowledge construction, promoting their autonomy and teamwork, stimulating collaboration with the entire class. Having the 8th grade class of Elementary School at EEEF Monsenhor João Milanês, in Cajazeiras - PB.In this perspective, this work seeks to evaluate the impact of Maker Culture on their learning, focusing on geographic education and understanding how students conceive the man-environment relationship, encouraging their autonomy and protagonism, promoting collaboration and teamwork. For this, the qualitative approach adopted allows for analysis in a broad context, promoting a collective reflection on the topic in question, focusing on Participatory Action Research (PAP). This methodology allows for the active participation of the researched subjects and the researcher, being characterized as descriptive. Thus, the use of this approach is presented in a positive way, involving all students and providing a contextualized understanding of the geographic space for the realization of citizen education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38725-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:22:11Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T18:22:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConceitos geográficospt_BR
dc.subjectCultura Makerpt_BR
dc.subjectGeografia- Metodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectGeographic conceptspt_BR
dc.subjectMaker Culturept_BR
dc.subjectGeography- Methodologies activept_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, João Carlos da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies and Maker culture in geographic education: an innovative approach to active and meaningful learning.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, João Carlos da Silva. Metodologias ativas e a cultura Maker na educação geográfica: uma abordagem inovadora para o aprendizado ativo e significativo. 2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO CARLOS DA SILVA ALVES. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfJoão Carlos da Silva Alves. Monografia Geografia. CFP 2024.1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.