Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716
Title: Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar.
Other Titles: Reflecting student identity based on the teacher's profession and the art of teaching.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Maiza Ribeiro de.
MELO, Rosilene Alves de.
Keywords: Identidade discente;Formação docente;Iniciação à docência;Monitoria;Disciplina Projeto de Pesquisa IV - CFP UFCG;Student identity;Teacher training;Teaching initiation;Monitoring;Subject Research Project IV - CFP UFCG
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Maiza Ribeiro de; MELO, Rosilene Alves de. Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é resultado da experiência enquanto bolsista voluntária do programa de monitoria Interdisciplinaridade, por uma Iniciação à Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB. A proposta desse artigo versa sobre a discussão da formação do discente e da importância do papel do monitor (a), visto que a monitoria é o lugar de construção de conhecimento, que possibilita a aproximação com o ofício de ser professor, seja da arte de ensinar ou de reuniões de como planejar e avaliar, onde podemos refletir de que maneira os sujeitos envolvidos nesse processo podem construir identidades diante a prática pedagógica. O trabalho emprega como aporte teórico as discursões acerca do conceito de identidade, pois a mesma está imersa em todo o processo de vivências em sala de aula. Então, dentro desse processo, é importante deixar claro como o currículo torna-se elemento de grande importância na prática docente, porque ele deve fazer sentido para os sujeitos envolvidos em todo o processo histórico, já que a sala de aula é um ambiente heterogêneo, em que os alunos estão finalizando uma etapa da grade curricular de sua pesquisa, para dar prosseguimento ao objetivo final, ou seja, a escrita da história. Nesse sentido, entendo que a universidade é um lugar no qual atuam diferentes grupos e ser bolsista da disciplina de projeto de pesquisa IV possibilita entender essa gama de sensações que são apreendidas por entre as subjetividades dos vários sujeitos atuantes do contexto acadêmico.
Keywords: Identidade discente
Formação docente
Iniciação à docência
Monitoria
Disciplina Projeto de Pesquisa IV - CFP UFCG
Student identity
Teacher training
Teaching initiation
Monitoring
Subject Research Project IV - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLETINDO A IDENTIDADE DISCENTE A PARTIR DO OFICIO - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfRefletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.378.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.