Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado da experiência enquanto bolsista voluntária do programa de monitoria Interdisciplinaridade, por uma Iniciação à Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB. A proposta desse artigo versa sobre a discussão da formação do discente e da importância do papel do monitor (a), visto que a monitoria é o lugar de construção de conhecimento, que possibilita a aproximação com o ofício de ser professor, seja da arte de ensinar ou de reuniões de como planejar e avaliar, onde podemos refletir de que maneira os sujeitos envolvidos nesse processo podem construir identidades diante a prática pedagógica. O trabalho emprega como aporte teórico as discursões acerca do conceito de identidade, pois a mesma está imersa em todo o processo de vivências em sala de aula. Então, dentro desse processo, é importante deixar claro como o currículo torna-se elemento de grande importância na prática docente, porque ele deve fazer sentido para os sujeitos envolvidos em todo o processo histórico, já que a sala de aula é um ambiente heterogêneo, em que os alunos estão finalizando uma etapa da grade curricular de sua pesquisa, para dar prosseguimento ao objetivo final, ou seja, a escrita da história. Nesse sentido, entendo que a universidade é um lugar no qual atuam diferentes grupos e ser bolsista da disciplina de projeto de pesquisa IV possibilita entender essa gama de sensações que são apreendidas por entre as subjetividades dos vários sujeitos atuantes do contexto acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T17:50:52Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25 | - |
dc.date.available | 2024-10-25T17:50:52Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidade discente | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Projeto de Pesquisa IV - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Student identity | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teaching initiation | pt_BR |
dc.subject | Monitoring | pt_BR |
dc.subject | Subject Research Project IV - CFP UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Maiza Ribeiro de. | - |
dc.creator | MELO, Rosilene Alves de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflecting student identity based on the teacher's profession and the art of teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maiza Ribeiro de; MELO, Rosilene Alves de. Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716 | pt_BR |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLETINDO A IDENTIDADE DISCENTE A PARTIR DO OFICIO - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 378.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.