Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da experiência enquanto bolsista voluntária do programa de monitoria Interdisciplinaridade, por uma Iniciação à Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB. A proposta desse artigo versa sobre a discussão da formação do discente e da importância do papel do monitor (a), visto que a monitoria é o lugar de construção de conhecimento, que possibilita a aproximação com o ofício de ser professor, seja da arte de ensinar ou de reuniões de como planejar e avaliar, onde podemos refletir de que maneira os sujeitos envolvidos nesse processo podem construir identidades diante a prática pedagógica. O trabalho emprega como aporte teórico as discursões acerca do conceito de identidade, pois a mesma está imersa em todo o processo de vivências em sala de aula. Então, dentro desse processo, é importante deixar claro como o currículo torna-se elemento de grande importância na prática docente, porque ele deve fazer sentido para os sujeitos envolvidos em todo o processo histórico, já que a sala de aula é um ambiente heterogêneo, em que os alunos estão finalizando uma etapa da grade curricular de sua pesquisa, para dar prosseguimento ao objetivo final, ou seja, a escrita da história. Nesse sentido, entendo que a universidade é um lugar no qual atuam diferentes grupos e ser bolsista da disciplina de projeto de pesquisa IV possibilita entender essa gama de sensações que são apreendidas por entre as subjetividades dos vários sujeitos atuantes do contexto acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleRefletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716-
dc.date.accessioned2024-10-25T17:50:52Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T17:50:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade discentept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectDisciplina Projeto de Pesquisa IV - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectStudent identitypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching initiationpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectSubject Research Project IV - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maiza Ribeiro de.-
dc.creatorMELO, Rosilene Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflecting student identity based on the teacher's profession and the art of teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maiza Ribeiro de; MELO, Rosilene Alves de. Refletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38716pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLETINDO A IDENTIDADE DISCENTE A PARTIR DO OFICIO - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfRefletindo a identidade discente a partir do ofício do professor e a arte de ensinar. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.378.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.